Veja como o uso de tecnologias pode ajudá-lo a aumentar o seu market share

A preocupação com a carteira de clientes e com o aumento do faturamento é uma constante entre empresários e gestores. Afinal, independentemente do segmento de atuação, sempre existe uma concorrência a ser superada.

Nessa disputa, o market share uma ganha importância especial, uma vez que indica a participação de cada empresa no mercado. O uso dessa métrica permite uma comparação direta entre os competidores de um mesmo setor, em um determinado momento. Por isso, aumentar o market share deve ser uma prioridade.

Esse indicador precisa ser entendido, monitorado e utilizado na elaboração do planejamento estratégico ― que em geral, considera investimentos na força de vendas, em infraestrutura e em capital humano, com a intenção de alavancar as taxas de produtividade.

A relação entre o market share e os negócios

O market share confirma o tamanho da fatia de mercado que a empresa detém, e assim sendo, pode ser encarado como um importante KPI (Key Performance Indicator) corporativo.

Porém, essa análise deve ser feita com cuidado, pois a definição da porcentagem ideal precisa englobar uma série de fatores internos e externos ― como a rentabilidade da operação, a abrangência territorial, os custos adicionais e o nível de endividamento, por exemplo.

Outro ponto a ser destacado, é que o market share costuma ser proporcional ao valor do negócio. Ou seja, quanto maior for essa fatia, mais valiosa é a empresa. E, ao acompanhar as variações desse índice, é possível confirmar o ganho (ou a perda) de espaço, em relação aos concorrentes.

Por meio desses KPIs, é possível ter uma visão mais ampla de todo o cenário ― o que contribui para o processo de tomada de decisões. Compreendendo o market share, é mais fácil desenvolver um plano de metas e obter melhores resultados.

Além disso, a aplicação desse indicador auxilia na reformulação do portfólio e também evidencia o potencial de crescimento no mercado.

O que fazer para aumentar o market share

Para aumentar o market share, é preciso adotar práticas efetivas voltadas à fidelização e à prospecção de clientes ― em curto, médio e longo prazos, evitando os efeitos passageiros e enganosos.

Algumas iniciativas são essenciais para garantir o sucesso dessa missão, tais como:

Precificação

A correta precificação de produtos e serviços é determinante para o aumentar o market share. Com preços ajustados, é possível definir promoções e descontos que atraiam o público-alvo, sem colocar as finanças em risco.

Inovação

A inovação deve garantir mais eficiência, reduzir custos e eliminar desperdícios ― o que contribui para o equilíbrio das contas e do fluxo de caixa. Além disso, também é preciso inovar no atendimento, oferecendo praticidade e comodidade aos consumidores.

Aliás, o feedback dado pelos próprios clientes é fundamental para o aprimoramento dos processos internos, sendo uma excelente fonte de informações e sugestões ― que podem ajudar na identificação de falhas e apontar problemas na produção, na distribuição e no suporte.

Esse feedback também é capaz de revelar necessidades ainda não atendidas pelos concorrentes ― o que abre um novo leque de possibilidades. Para tanto, é preciso estreitar o relacionamento com esse público, por meio das redes sociais, dos e-mails e das pesquisas de satisfação.

Capacidade produtiva

Quando a empresa já não consegue suprir a demanda, é preciso investir em expansão, garantindo uma maior capacidade produtiva. No entanto, esse tipo de projeto merece atenção redobrada, pois abrange diversos aspectos ― como a aquisição de novos equipamentos, contratação de mão de obra, aumento dos gastos com folha de pagamento, rotatividade de estoques e aperfeiçoamento de todo o fluxo logístico.

Divulgação

Para aumentar o market share, é importante apostar na divulgação e em campanhas segmentadas para os diferentes grupos consumidores. Essa estratégia deve incluir a construção de uma marca forte, com a intenção de conquistar mais credibilidade e tornar a empresa uma referência no ramo.

Foco no cliente

Vale mencionar que todas essas ações devem estar focadas no cliente ― oferecendo experiências impressionantes e canais de contato integrados, que garantam respostas rápidas.

O uso de tecnologias para aumentar o market share

A tecnologia já se tornou indispensável na busca pela produtividade. O uso de ferramentas desenvolvidas especialmente para cada segmento do mercado pode melhorar esse índice em até 30%. Com isso, as despesas com a implementação têm retorno garantido.

Atualmente, é possível contar com soluções destinadas ao marketing, vendas e pós-vendas. Esses sistemas coletam e analisam dados que alimentam a tomada decisões, minimizando as chances de prejuízos.

Quando o assunto é o aumento do faturamento e as ações de trade marketing, existem tecnologias que podem ser utilizadas pelas equipes de campo ― permitindo diagnósticos instantâneos sobre o preço médio aplicado pelos concorrentes, variações na margem de lucro, mix de produtos, itens mais procurados, programação de combos e até mesmo, a otimização das gôndolas.

Esse tipo de ferramenta também contempla controles de estoque, o histórico e o preditivo de venda ― incluindo datas comemorativas ou sazonalidades que impactam no volume comercializado. A inteligência embarcada nessas soluções garante ações customizadas, de acordo com a realidade da empresa.

Com o uso da tecnologia, de aplicativos e de softwares de gestão empresarial mobile, é possível responder com agilidade a demandas extras e imprevistas ― sem perder o cliente ou a oportunidade de negócio.

Algumas ferramentas são muito úteis para corrigir erros de logística, distribuição e para identificar anomalias, assegurando o abastecimento correto de lojas, por meio de pedidos avulsos ou não programados. Assim, é mais fácil garantir o acesso do cliente ao produto e consequentemente, estimular a compra.

Com dados atualizados, a rotina dos vendedores ganha mais velocidade e a operação se torna mais dinâmica ― com verificações constantes de estoque, alertas sobre a quantidade ideal de cada item por ponto de venda e diversos outros KPIs.

Desse modo, é fácil perceber que para aumentar o market share, é preciso investir em tecnologia e em todas as funcionalidades proporcionadas por esse tipo de ferramenta. Flexibilidade, agilidade e decisões acertadas, fazem com que a empresa possa crescer de forma sustentável ― com uma maior participação no mercado e com uma evolução permanente das taxas de lucratividade.

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