Transformação Digital nas indústrias de consumo? Comece por vendas!

Um dos temas mais comentados atualmente nas indústrias da chamada “velha economia” é a famigerada Transformação Digital. Desde programas corporativos de mudança de cultura até o extremo da criação de cargos destinados exclusivamente ao tema estão ocorrendo na maioria das empresas.

CIOs foram colocados numa verdadeira berlinda e as expectativas sobre os mesmos aumentaram dramaticamente nos últimos anos. Como se eles, de uma hora para outra, tivessem o poder e a capacidade de mudar a vida de toda a organização.

Com o pretenso objetivo de desmistificar e descomplicar o tema, creio que a primeira iniciativa deve ser explicar, da forma mais didática possível, o que seria a tal Transformação Digital. Entre as inúmeras definições encontradas, a explicação abaixo é a que melhor resume a expressão:

“Transformação Digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. É uma mudança estrutural nas organizações dando um papel essencial para a tecnologia”.

“Melhorar o desempenho” através da tecnologia em uma indústria de consumo deve ter como consequência direta ou indireta aumentar a satisfação dos seus clientes atuais ou aumentar a capacidade de conquistar novos clientes. A tecnologia, quando utilizada de forma assertiva, deveria oferecer como benefício a melhoria da produtividade.

Significa fazer mais, fazer melhor, com menos recursos ou otimizando os recursos existentes. O resultado deste aumento de produtividade aumenta a capacidade da empresa de sobreviver e investir. Aumenta a capacidade da empresa de crescer. E crescer só é possível se a empresa vender mais.

A partir da premissa acima, podemos concluir que a Transformação Digital deve estar diretamente conectada com a capacidade das empresas de aumentarem suas vendas e consequentemente seus lucros. Com este raciocínio coerente, nada mais justo e adequado que esta jornada comece pela área que tem as maiores e mais rápidas chances de entregar esta melhoria de vendas para as empresas, a área comercial!

E o que viria a ser Transformação Digital na área de vendas? O ponto de partida aqui deveria ser uma robusta e eficaz automação dos processos de vendas com a tecnologia mais adequada ao seu negócio. Não é simplesmente a famosa “Sales Force Automation” e tampouco “CRMs”. É uma automação dos processos de vendas moderna tecnologicamente, porém, obsessivamente direcionada para a melhoria dos resultados. Uma tecnologia que entregaria como benefício após sua implementação, um aumento substancial da produtividade do time de vendas.

Isto somente é possível com uma tecnologia de automação da força de vendas que contenha elementos cruciais como:

  1. Elevada capacidade de integração com o ERP e sistemas satélites (garantia de um fluxo de dados assertivo e em tempo real!)
  2. Funcionar em inúmeros tipos de smartphones e 100% cloud basis (garantia de uma implementação e manutenção econômica!)
  3. Capacidade de funcionar “on e off-line” (em qualquer lugar, com ou sem sinal, a força de vendas precisa trabalhar com 100% das funcionalidades!)
  4. Inteligência analítica e acionável em tempo real (a informação certa, no tempo certo e pronta para ser utilizada!)

Pronto! Sua empresa deu o “tiro de partida” na tão falada Transformação Digital já colhendo resultados tangíveis de aumento da produtividade. Agora, a partir de uma plataforma implementada na área que “conversa” com seus clientes e com resultados plausíveis será bem mais fácil conduzir essa jornada no restante da empresa.

Abraços,
Marcos Póvoa
CEO da MC1 Win The Market

Multinacional brasileira com foco em processos de inteligência de negócios utilizando soluções tecnológicas de mobilidade. Presente em mais de 21 países com soluções de gestão de equipes de campo para vendas, trade marketing e serviços.

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