registro offline de dados

Soluções de mobilidade corporativa e o funcionamento offline: veja aqui as vantagens!

O mundo digital está tão integrado à nossa realidade, que é quase impossível manter uma empresa sem estar sempre conectado a uma rede. O uso de informações é, hoje, uma estratégia de negócios e precisa ser eficiente. O que nem todo mundo sabe é que a melhor forma de garantir isso é mantendo um registro offline de dados.

Lidar com o assunto pode ser mais fácil do que você imagina, por isso, criamos este post para mostrar como ela funciona e quais as vantagens de optar por essa tecnologia inovadora. Confira!

Como funciona a ferramenta da MC1?

O foco da solução de automação comercial da MC1 é levar inteligência às equipes de campo da sua empresa. Isso significa disponibilizar informações úteis e em tempo real aos vendedores e promotores, aumentando a produtividade no campo e garantindo o sucesso da sua estratégia de vendas.

A solução oferece, por exemplo, funções para acesso de indicadores (KPIs) atualizados em tempo real que funcionam como um assistente digital às equipes de vendas que positivam um maior número de produtos por meio de ofertas de mix com preços ajustados. O objetivo é identificar a melhor forma de atender às demandas individuais de cada cliente.

O Backoffice, por sua vez, é atualizado ao longo do dia. Todos os dados — registrados em sistemas legados e pela própria equipe em campo — são integrados ao sistema e auxiliam na performance das equipes. Na prática, permite é uma integração completa entre os departamentos, fazendo da tecnologia o meio de comunicação entre eles.

Esse tipo de planejamento favorece um desempenho mais dinâmico, evitando que produtos fiquem acumulados nas gôndolas ou que haja falta no estoque. O grande diferencial, no entanto, está na capacidade da solução de atuar mesmo em situações adversas — como a ausência de rede.

Como funciona o registro offline de dados?

Imagine que um vendedor convença um cliente a fechar uma compra, mas, na hora de gerar o pedido, perceba que não tem Wi-Fi nem 3G disponíveis na loja. Em geral, isso é resolvido por meio de uma ligação ao Backoffice, enquanto o vendedor aguarda em linha a sua solicitação ser feita manualmente. O pedido será, então, gerado quando ele voltar para a empresa — se o cliente ainda estiver interessado, é claro.

Com a solução da MC1, o vendedor terá em seu dispositivo móvel um app com capacidade de operar offline e que permite que um pedido seja gerado e sincronizado quando a conexão com a rede for restabelecida. Uma evolução digital em seus processos de vendas.

Em um trabalho de campo, essa flexibilidade do sistema é fundamental. Um estudo do IBGE de 2016 mostra, por exemplo, que 64,7% da população adulta tem acesso à internet. Isso significa que, na prática, boa parte dos locais visitados por vendedores externos pode não ter acesso a redes Wi-Fi.

A cobertura das operadoras, por sua vez, não é amplamente satisfatória. Em um território tão vasto e diversificado como o brasileiro, é natural que alguns locais fiquem fora do alcance dessas redes. Uma empresa preparada deve driblar esses obstáculos e transformar cada oportunidade em venda.

O registro offline de dados é uma forma de garantir integração dos sistemas mesmo com eventuais quedas na comunicação. O funcionamento híbrido das soluções da MC1 oferece o uso inteligente dos recursos em tempo real enquanto a rede estiver disponível e um sistema de garantia para as operações realizadas em ambientes sem conexão.

Quais são as vantagens do uso desse tipo de ferramenta?

Para começar, há uma integração maior entre todos os departamentos envolvidos nos processos de vendas: as equipes de campo, o Backoffice, a logística, o financeiro etc. Na atuação dos vendedores, o grande diferencial está no aumento da taxa de conversão e na possibilidade de reter clientes. Em geral, uma parcela maior das oportunidades é aproveitada, evitando que ambientes offline se tornem obstáculos para as vendas.

O gestor, por sua vez, pode minimizar a ocorrência de atrasos — tanto nas entregas como no faturamento. O sistema passa a operar com mais fluidez, já que não será preciso “quebrar protocolos”, inserir pedidos manualmente e resolver problemas por telefone. A solução da MC1, por si só, faz a atualização dos registros quando os dispositivos móveis se conectam à rede.

Vale destacar, ainda, que há um estreitamento nas relações entre Backoffice e equipes de campo. As informações se tornam mais confiáveis, e os vendedores podem contar com dados atualizados para uso estratégico nas visitas aos clientes.

Consequentemente, o serviço ganha em qualidade e a satisfação dos clientes cresce — assim como a taxa de fidelização. As ferramentas da MC1 fazem com que a tecnologia viabilize os negócios, eliminando pontos de instabilidade. Em um mercado altamente competitivo, isso significa ter em mãos um diferencial importante.

Em um ambiente offline, por exemplo, um gestor pode passar o dia todo sem ter uma noção clara do desempenho das equipes. Apenas com o retorno dos vendedores, ou o envio dos dados, será possível fazer um balanço das vendas. Com a solução da MC1, é possível executar um plano de acompanhamento em tempo real.

Na plataforma, o gestor tem acesso à localização exata dos vendedores, além de acompanhar o registro de novos pedidos. Seu trabalho se torna mais dinâmico, já que é possível ajustar a estratégia de compras e reposição de estoque de acordo com a demanda das equipes de campo.

Resumidamente, é a sua empresa utilizando a transformação digital para aderir a uma importante tendência: a integração de tecnologias nos processos empresariais. Adote ferramentas que viabilizem o registro offline de dados como parte de sua estratégia de vendas e a performance da sua equipe passará por uma verdadeira revolução!

Se quer saber como isso pode ser feito no contexto da sua empresa, entre em contato com a MC1 e fale com quem mais entende do assunto!

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