Por que você deve trocar a sua ferramenta de gestão e automação de força de vendas?

De fato, a automação da força de vendas já é passado. Isso porque toda empresa já possui uma solução para o time comercial. Assim, uma ferramenta de gestão precisa trazer inteligência para a equipe e otimizar os processos como um todo.

Neste artigo, falaremos sobre o momento ideal para fazer a troca da ferramenta de gestão e automação da força de vendas com foco no aumento da produtividade das equipes internas e externas.

Quer atrair resultados mais positivos para o seu negócio? Então, siga com a leitura!

Como identificar o momento de troca da ferramenta de gestão?

Nos dias atuais, é necessário evoluir e tornar a empresa mais competitiva frente a concorrência. Além disso, a inteligência de um sistema de gestão pode trazer aumento de produtividade e receita.

Assim, é importante identificar o momento da troca da ferramenta. Veja alguns pontos que podem ajudar a detectar essa necessidade:

Sistema não apresenta flexibilidade para suas estratégias

Se um problema que a sua empresa enfrenta é a falta de flexibilidade da ferramenta atual — não permite que estratégia e tática andem juntas —, faz-se necessário buscar soluções que apresentem um melhor relação custo x benefício.

Assim, a troca da ferramenta de gestão por uma que tenha funcionalidades que entreguem informações mais precisas e inteligentes pode contribuir para resultados de vendas melhores — e isso se refletirá em um bom retorno do seu investimento.

Ferramenta não agrega todas as funções necessárias

Pare por um momento e responda a essas três perguntas sobre a força de vendas:

  1. A sua empresa possui uma ferramenta de automação que trabalhe os pedidos de maneira adequada?
  2. Consegue aumentar a margem alcançada pela ferramenta?
  3. O sistema pode ser utilizado para demonstrar simulações para o cliente em locais que não possuem conexão com a internet?

Caso você tenha respondido não para alguma dessas perguntas, saiba que está na hora de buscar uma solução que gere valor agregado para o seu negócio.

Assim, invista em uma ferramenta que reúna todas as funções e disponibilize as informações sempre que necessário.

A ferramenta não tem atualizações constantes

Em um mercado competitivo, as empresas que não inovam estão fadadas ao fracasso.

Por isso, torna-se fundamental contar com uma solução que entregue melhorias e evoluções constantes — além de um suporte que apresente soluções eficientes para os problemas.

Assim, a sua empresa pode explorar todo o seu potencial criativo sem ter os resultados engessados pelas limitações da ferramenta.

Tenha em mente que o desenvolvimento da transição para uma nova ferramenta de gestão deve ser encarado como um projeto. Dessa forma, se a sua empresa não tem um processo estabelecido, torna-se fundamental contar com uma solução que defina as regras e implemente-as no sistema para trazer melhorias e geração de valor agregado.

Por que mudar um sistema de gestão?

Sem dúvidas, os principais motivos para mudar o sistema de gestão são:

  • o ganho na produtividade das equipes internas e externas;
  • as vantagens de um procedimento mais eficaz e qualificado;
  • a necessidade de evoluir para enfrentar a concorrência;
  • o aumento na receita;
  • atrair resultados mais positivos para o negócio.

Todos esses benefícios são alcançados por meio da inteligência dos sistemas modernos e completos.

Existem também algumas particularidades na legislação tributária brasileira que devem ser respeitadas: quando se trata de normas fiscais, é importante ressaltar que, no Brasil, cada esfera de governo tem sua sua regra.

Desse modo, caso uma nova norma técnica seja estabelecida, é fundamental que o fornecedor tenha capacidade e perspectiva de adaptação.

Se a ferramenta utilizada pela sua empresa não permite essa adequação, esse é um motivo crucial para avaliar a mudança no sistema de gestão.

O que fazer para obter a ferramenta ideal para gestão?

É preciso entender que tudo está interligado: processo sem software não funciona e software sem processo também não.

Assim, o primeiro passo é fazer um levantamento sobre os processos e buscar um trabalho de consultoria — analisar a questão legal também é importante para agregar valor à força de campo.

Em campo, existe o field services e a comercialização dos produtos da indústria. Assim, a gestão ocorre em todas essas frentes. É necessário saber o quanto você consegue tratar essas questões de maneira eficaz.

No caso das vendas, o método tradicional e enfadonho que consiste no vendedor ligar para o chefe para obter informações e autorizações — enquanto o cliente fica esperando — não funciona mais.

Por isso, a ferramenta precisa servir de apoio para o melhoramento do mix de produtos. Além disso, é necessário que ela disponibilize informações detalhadas a respeito do cliente — quais são as suas preferências, hábitos de consumo, se está devendo ou tem notas em aberto, limite de crédito, dentre outros — para que o vendedor tenha mais autonomia e desenvolva o seu trabalho com maior eficiência.

Técnicas exclusivas da MC1

A MC1 possui soluções flexíveis em tecnologia para que as equipes de campo das empresas de grande porte ganhem no aumento de produtividade e obtenham melhores resultados.

Para isso, os sistemas trazem inteligência para a força de vendas por meio de:

  • Pedido sugerido: cópia do último pedido, média dos últimos 3 pedidos, potencial do​ ​cliente​ ​disponibilizado​ ​por ​algoritmo​ ​inteligente​ ​baseado​ ​na​ ​segmentação​ ​do​ ​cliente.
  • Insights​ ​para​ ​equipe​ ​de​ ​campo: assim, o vendedor não vai ao encontro do cliente apenas para tentar a venda básica, mas estará munido de informações que permitirão insights para fazer melhores negociações e oferecer novas soluções.
  • Preço​ ​escalonado​ e descontos​: o sistema de gestão da MC1 entrega informações sobre preços e descontos para o vendedor, a fim de otimizar o processo de vendas.
  • ​Impostos​ ​e​ ​regras​ ​fiscais: se o governo propõe alguma mudança na lei que interfere no valor dos tributos — ou até mesmo existe a necessidade de efetuar a venda em estados diferentes —, essa alteração é replicada na solução de gestão para que a margem de lucro continue sendo boa para a companhia.
  • Melhor​ ​definição​ ​de​ ​mix​ de produtos: ​com​ ​base​ ​na​ ​rentabilidade que garante maior lucro para a empresa.

Além disso, a solução da MC1 permite a gestão​ ​de​ ​equipes​ ​de​ ​campo com maior adequação e o acompanhamento do fluxo​ ​de​ ​aprovação. Tudo isso pode ser acessado online​ ​e​ ​offline.

Com os pontos apresentados acima, a sua empresa se transformará em um negócio único, eficiente e produtivo.

Como vimos, o investimento em uma tecnologia moderna é uma forma de evitar problemas e aumentar a eficiência da sua empresa — e o resultado é um ótimo retorno para o investimento!

Gostou deste artigo? Entendeu qual o momento para trocar a ferramenta de gestão e automação de força de vendas? Então leia o nosso post que apresenta as 7 melhores práticas para gerenciar o seu time!

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