O que fazer para ter mais qualidade no atendimento da sua equipe de campo?

Equipes de campo que trabalham sem informações atualizadas sobre o cliente, produtos e serviços, de fato, encontram dificuldades para ter uma boa qualidade no atendimento.

E o resultado disso é que oportunidades são perdidas e muita insatisfação é gerada para clientes, vendedores e empresa.

Mas, fique tranquilo! Ao longo deste artigo, apresentaremos algumas técnicas, dicas e tecnologias que podem ser utilizadas para favorecer o atendimento ao cliente.

Quer ganhar eficiência e qualidade para a sua equipe de campo? Então, siga com a leitura!

Torne o atendimento mais eficiente e qualificado

Sem dúvidas, ter colaboradores treinados e preparados para solucionar problemas e auxiliar o cliente em suas dúvidas é um fator importante. No entanto, se as informações forem escassas, nem o melhor treinamento de vendas do mercado poderá garantir a satisfação do seu consumidor.

Nesse sentido, a equipe de campo precisa conhecer o perfil do cliente e a correta abordagem para a venda específica a fim de tornar o atendimento ágil e qualificado.

O resultado disso é que cada colaborador poderá prever situações chaves para uma negociação e, assim, ficar alinhado ao sucesso da empresa.

Adote técnicas eficazes para as equipes de campo

Para otimizar o processo de vendas, algumas ações podem ser adotadas para garantir a satisfação do cliente e aumentar a efetividade quanto aos objetivos da empresa. Entre elas, podemos destacar:

  • a adoção de dashboards e relatórios que permitam ao gestor acompanhar a performance do vendedor e direcioná-lo para as ações que precisam de maior foco;
  • o mapeamento e o acompanhamento dos resultados de vendas e demais atividades, por cliente, para direcionar a estratégia de acordo com o objetivo traçado;
  • a roteirização inteligente que permita planejar e monitorar as visitas de modo rápido e estrategicamente estruturado;
  • as simulações de vendas que ajudam a exercitar as habilidades do vendedor e prever obstáculos nas negociações com o cliente;
  • o acompanhamento do estoque e a simulação do prazo de entrega para evitar atrasos, devoluções e desgaste no relacionamento com cliente;
  • a concessão de descontos inteligentes e flexíveis — previamente acordados com a empresa;
  • a comunicação ao cliente a respeito de promoções e bonificações;
  • a aplicação de pesquisas para obter informações cruciais para tomada de decisão.

Como vimos, algumas técnicas dependem do uso da tecnologia para alcançar bons resultados. Exatamente por isso, aprofundaremos este assunto no próximo tópico.

Use tecnologias para melhorar a qualidade no atendimento

Para desenvolver um melhor atendimento ao cliente é preciso que o colaborador compreenda que ele não está sozinho nessa jornada. Assim, a integração da equipe é fundamental para:

  • evitar informações desencontradas;
  • superar dificuldades em situações inesperadas;
  • e, sobretudo, atingir as metas da empresa.

Desse modo, o uso de tecnologias móveis (smartphones, tablets, laptops etc) que contam com softwares para a gestão do relacionamento com o cliente entram como um aliado da empresa ao permitir que as equipes de campo tenham a informação à mão, sempre que necessário.

Essas ferramentas possibilitam o acesso ao banco de dados para que o vendedor faça consultas dinâmicas — sem deixar o cliente esperando por muito tempo.

Tenha em mente que nem todos os locais que a sua equipe de campo visita permitem acesso à internet. Por isso, uma dica é buscar soluções que ofereçam funcionalidades nas plataformas mobile também no modo offline — com uso pontual do trânsito de informações.

Tenha informações consistentes

Para garantir que a tecnologia favoreça o atendimento de qualidade ao seu cliente, é necessário guardar todas as informações relevantes que você tem a respeito dele.

Assim, sempre que ocorrer uma nova consulta, venda, ordem de serviço, alteração no nível de satisfação do cliente, entre tantas outras ações, é fundamental que elas sejam registradas no banco de dados com a data do ocorrido.

Um gerenciamento eficaz dessas informações permite que toda empresa saiba como anda a carteira de clientes e que o vendedor certo seja designado para o atendimento.

Registre problemas e erros recorrentes

Alguns erros e problemas acontecem repetidamente nos atendimentos ao cliente. Por isso, eles precisam ser registrados para que o vendedor tenha respostas rápidas a cada nova ocorrência.

Mas o simples registro do problema não resolve a situação. Para que a solução seja efetiva, é necessário que essas informações estejam disponíveis para a equipe de campo e que possam ser acessadas no local de atendimento por meio do software para gestão do relacionamento com o cliente — de modo online ou offline.

Por isso, o registro e o acompanhamento de todas as atividades relevantes precisam ser uma prática do dia a dia dos gestores e colaboradores da empresa.

Entenda os benefícios percebidos na equipe de atendimento ao cliente

Ao adotar as dicas que abordamos até aqui, a sua equipe de campo se beneficiará em:

  • maior efetividade na venda;
  • agilidade no processo de negociação;
  • ganho na satisfação do cliente;
  • maior visibilidade da performance da equipe que permite ao gestor atuar de modo estratégico;
  • mudança de postura da equipe que passa a utilizar informações relevantes sobre clientes, produtos ou serviços;
  • redução nas devoluções e reclamações por vendas canceladas ou que demandam renegociação.

Equipes externas de serviços

Embora muitas das vantagens ditas até aqui se apliquem para equipes que trabalham tanto com vendas quanto com serviços, cabe aprofundarmos um pouco nesse segundo time.

Equipes externas de serviços muitas vezes ficam perdidas sem um cronograma de tarefas bem detalhado.

Ao adotar soluções tecnológicas, o gestor pode definir o horário para execução de cada ordem de serviços e monitorar a rotina dos colaboradores. Assim, o prestador passa a ter um mapa de tarefas a executar ao longo do dia. E isso evita distrações e a queda no rendimento.

Por último, cabe ressaltar que, ao contar com um software para gestão do relacionamento com o cliente como aliado, a equipe de campo melhora a sua performance como um todo e, consequentemente, isso reflete no crescimento do negócio.

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