monitoramento de vendas

Como convencer minha equipe sobre a importância do monitoramento de vendas

O mercado brasileiro atual é extremamente competitivo. É preciso buscar diferenciais para que sua empresa supere a concorrência, seja dando mais qualidade ao produto ou melhorando preço e condições de pagamento.

Isso faz com que o monitoramento de vendas se torne uma prática essencial para quem visa conquistar e fidelizar clientes.

Entretanto, essa estratégia depende do engajamento de toda a equipe de vendas. E muitas vezes isso pode ser um grande desafio para o gestor. Pensando nisso, destacamos aqui as principais formas de implementar essa ideia e os benefícios que ela pode trazer. Confira!

A importância do registro de informações

A base do trabalho de monitoramento de vendas está na adoção de práticas eficientes para registrar informações relevantes. Mostraremos como isso pode ser feito, mas primeiro é importante compreender de que forma esse levantamento de dados afeta direta e indiretamente os resultados da empresa.

O trabalho da equipe de vendas sempre será vender mais. Isso depende da análise constante da performance nos processos de venda, para que práticas mais eficientes sejam adotadas. E não há estratégia mais eficaz, nesse sentido, do que o registro de dados que sirvam de indicadores para os processos de vendas.

Com monitoramento embasado em informações realmente relevantes, a equipe de vendas ganha em produtividade, eficiência e eficácia. Afinal, não vivemos mais em tempos nos quais tudo se resume a vender para o varejo. Hoje, é essencial ajudar o varejo a vender mais, pois produtos parados na gôndola ou no estoque impedem a geração de novos pedidos.

Por mais que uma equipe de vendas tenha suas metas para serem cumpridas, deixar que isso dependa do feeling do vendedor é um erro. É preciso implementar estratégias concretas, com dados reais atrelados a indicadores confiáveis para que um plano de ações específico possa ser criado.

Só assim é possível traçar um caminho para uma mudança real, que não dependa do acaso.

A participação de toda a equipe

Qualquer estratégia adotada visando aumentar o número de vendas depende do engajamento de toda a equipe. Afinal, são diversos os processos operados por vendedores e demais profissionais do setor, algo que caracteriza o resultado final do trabalho como a soma de ações individuais e conjuntas.

O primeiro passo a ser tomado é deixar claro qual será a estratégia em um determinado período, o local de realização e qual o perfil do cliente.

Não basta atribuir responsabilidades — é preciso que os funcionários saibam que objetivo a empresa visa alcançar com aquelas ações.

Ele pode ser a positivação, o mix de produtos ou o oferecimento de ajuda no sell out do varejo, por exemplo. Para isso, é preciso responder a algumas como:

  • O produto está coerente com o perfil da loja ou precisa de algum ajuste?
  • Na rota do cliente, existem consumidores em potencial ou que estão há alguns dias sem positivação?
  • Quando o produto passa dias além do previsto sem ser vendido, será que o número do estoque sistêmico realmente existe na loja? A baixa das vendas foi realmente feita?
  • O produto está na gôndola? Está bem posicionado?

Essas informações ajudam no levantamento de insights relevantes para otimizar o trabalho da equipe de vendas. Com o passar do tempo, os próprios funcionários estarão aptos a apontar pontos que merecem uma análise mais cuidadosa.

Com uma boa execução dos processos de campo — itens selecionados corretamente, preço adequado ao perfil da loja e bom posicionamento —, os indicadores serão afetados positivamente. Consequentemente, as vendas crescem e o sucesso do negócio é maior.

O uso de ferramentas para o monitoramento de vendas

Mesmo antes da transformação digital, o uso de ferramentas tecnológicas já gerava um diferencial significativo nos processos de vendas. Hoje, é simplesmente impossível acompanhar o ritmo das empresas que lideram qualquer setor sem a adoção de soluções que otimizem o monitoramento de vendas.

Por isso, é essencial buscar ferramentas desenvolvidas especificamente para este fim — como a Win The Market. A equipe comercial ganha em eficiência e produtividade com a solução, que oferece disponibilidade total (online e offline) para iOS, Android e Web, além de funções específicas para regras de pedido e pricing offline.

Alguns outros exemplos de funcionalidade são: flexibilização de regras com inúmeras variáveis de impostos, definição de descontos sazonais e descontos por canal, sincronização de dados com o ERP, capacidade de fechar vendas emitindo nota fiscal eletrônica imediatamente, entre outras.

Vale destacar também que a mobilidade é um fator importante para o sucesso do monitoramento de vendas. Uma solução que oferece automação mobile garante a tomada de decisões com base em dados relevantes de forma rápida. Ainda assim, o mais importante é a integração entre solução de vendas e trade.

O executor pode, por exemplo, identificar a falta de um produto em estoque e encaminhar imediatamente o alerta para um vendedor — sem a necessidade de esperar que a equipe de backoffice analise os dados.

Os benefícios

As vantagens são muitas, a começar pelo ganho de precisão no acompanhamento e controle do pipeline de vendas. O gestor passa a contar com informações relevantes atualizadas em tempo real — algo que facilita o seu trabalho e potencializa as tomadas de decisão em relação à equipe.

O estoque é otimizado e pode ser aproveitado com mais eficiência, melhorando o ritmo de giro de produtos. As informações sobre prospects, por sua vez, podem ser obtidas com mais precisão e até mesmo os cenários de vendas se tornam mais previsíveis, já que sua empresa passa a contar com uma série de informações mais detalhadas sobre o desempenho nos pontos de venda.

Por fim, as ações tomadas — além de terem como base informações confiáveis — ocorrem com o suporte de funcionalidades bastante úteis. A emissão de alertas e avisos, por exemplo, otimiza a comunicação entre a equipe de vendas e todos os profissionais que dão suporte comercial a seus processos.

Como você pode ver, não se trata apenas de um conjunto de benefícios — é o monitoramento de vendas levando o setor a um novo patamar de funcionamento. Faça já uma análise em sua empresa e veja como esse conceito (e a tecnologia) podem trazer resultados ainda melhores para os negócios!

Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, veja também como reduzir custos com as equipes de campo!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

teste