Mobilidade é o combustível na jornada para a Loja Perfeita

Muito se fala a respeito do “Perfect Store”, conceito que graças à evolução da tecnologia se transformou numa busca incessante no ambiente de vendas.

Mas apesar dos constantes debates feitos por especialistas, o fato é que para o consumidor uma loja perfeita é uma coisa muito simples. Ela se caracteriza por um estabelecimento onde as pessoas encontram os produtos que precisam, no momento ideal e com as condições adequadas.

A complexidade começa a aparecer quando se inicia a busca pelas melhores formas para se chegar a este objetivo.

O assunto foi discutido por especialistas como Mike Marzano, Director, Business Technology da Sysco Corp, e Kyle Barz, Manager, Global Sales Functional Capabilities da Mars, Inc no painel “Impulsionando a excelência no ponto de venda para alcançar os objetivos da loja perfeita”, durante o Northeast Regional Summit, realizado em setembro pelo Promotion Optimization Institute, (POI), instituição que reúne fabricantes, varejistas, fornecedores de soluções, analistas, acadêmicos e outros líderes do setor.

Houve consenso de que o “Perfect Store” tem como função identificar os drivers de sucesso exclusivos para cada mercado nas lojas e, a partir deste ponto, criar uma mudança de cultura passo a passo na loja, simplificando, padronizando e globalizando processos e capacidades.

Na prática, isto significa uma reorganização de toda a cadeia produtiva, passando pelo planejamento de lançamento de produtos, logística, distribuição até a exposição dos itens no ponto de vendas.

Os debatedores falaram sobre o impacto potencial de inovações como o aprendizado de máquina e a inteligência artificial, assim como o uso de canais alternativos para ajudar com aquisição de dados, como BOTS virtuais, IOT e outras ferramentas.

Mas um diferencial importante nesta jornada é, sem dúvida, a mobilidade.

Uma equipe de vendas e promotores externos dotada de ferramentas como o WTM TRADE MARKETING da MC1 é capaz de ter os dados em mãos, para tomar rapidamente decisões estratégicas de forma mais assertiva.

A solução oferece in loco todos os indicadores de performance e cálculo de pontuação para alcançar os patamares estabelecidos no conceito de loja perfeita. Com isso, eles conseguem monitorar os KPIs e o histórico da loja para fazer o gerenciamento de oportunidades com plano de ações rápidas para evitar ruptura.

A comunicação em tempo real entre promotores, vendedores e gestores por meio de mensagens de promoção, alarmes e dados agrega maior dinamismo e competitividade fortalecida por campanhas e pesquisas de campo, identificação de oportunidades e monitoramento à concorrência.

Assim, os fabricantes garantem presença e espaços estratégicos nas gôndolas fazendo com quer os consumidores encontrem exatamente os seus produtos no local, na hora e nas condições que desejam.

Graças a essa mobilidade é possível acessar a informação certa, na hora certa e pela pessoa certa. Isto é o que os especialistas chamam de execução impecável.

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