Inovação e tecnologia: a chave para a geração de valor em seu negócio

A transformação digital é um marco sem precedentes na história do mundo empresarial. A inovação tecnológica desempenha hoje o importante papel de gerar valor no negócio, deixando de ser apenas uma ferramenta de trabalho. Estar atento a essa movimentação é fundamental para garantir o crescimento de uma empresa.

Entretanto, é comum que surjam dúvidas sobre de que forma essas questões ocorrem na prática. Afinal, é preciso entender o que muda no dia a dia de uma empresa e de que forma ela pode agir para se beneficiar. Pensando nisso, indicarei aqui tudo o que você precisa saber sobre a geração de valor por meio da inovação tecnológica. Confira!

O cenário das inovações tecnológicas no mercado

Por meio de smartphones, tablets, notebooks e tantos outros dispositivos conectados à internet, o mundo digital já faz parte de nosso dia a dia. Não é de ontem que as empresas perceberam essa nova dinâmica e passaram a se aproximar ainda mais de seus clientes. A percepção da vivência das pessoas é uma ferramenta importantíssima para valorizar um produto ou serviço.

Visando otimizar a experiência do cliente com suas marcas, as empresas utilizam as informações disponíveis no mundo digital para adaptar seus processos operacionais. Seus departamentos vem passando por um movimento que visa mais integração, abrindo espaço para novos modelos de negócios que permitam a criação de produtos e serviços inovadores.

Um bom exemplo do papel da tecnologia nessa convergência é a ampla adoção da Internet das Coisas (IoT) pelas empresas. O conceito aponta para a capacidade de todos esses dispositivos tecnológicos se comunicarem pela internet, fornecendo dados de seu desempenho e do comportamento dos usuários.

Com acesso a essas informações, as empresas podem fornecer serviços como, por exemplo, um supermercado alinhado às demandas de sua geladeira, que avisa automaticamente quando um produto está em falta.

Todos os dispositivos podem estar integrados para permitir a sua adoção à vida dos clientes de forma orgânica, e quem mais tem a ganhar não é só o usuário, mas quem se adapta para sustentar esse sistema. Ou seja, as empresas.

Inovações para operações de campo

Investir em inovações tecnológicas pode ser, em algumas áreas, um diferencial. Porém, como já vem ocorrendo em determinados setores do mercado, isso tende a se tornar uma questão de sobrevivência. A capacidade de oferecer um produto ou serviço com mais qualidade e menor preço é extremamente maior com a tecnologia a seu lado.

Por isso, é importante que você comece por um planejamento para identificar inovações possíveis para o setor de atuação de sua empresa e inicie a implementação. A competitividade do negócio depende diretamente dessa ação.

Operações de campo representam uma área que vem passando por uma verdadeira revolução, graças as soluções móveis. Com a possibilidade de otimizar a comunicação entre seus vendedores e funcionários internos, por exemplo, a relação entre empresa e cliente tende a se fortalecer.

A tecnologia oferece informações relevantes para melhorar o desempenho em tempo real. Com um planejamento inteligente, você pode aliar a disponibilidade dos clientes, a localização de cada um e informações de trânsito para otimizar o deslocamento dos profissionais e atender com mais rapidez.

Grandes empresas já investem em sistemas para gerar automaticamente a Nota Fiscal no cliente. Ao fechar negócio, o vendedor emite a nota imediatamente. O retorno tem sido significativo, principalmente sobre as chamadas “vendas por impulso”. É despertado o desejo de compra, o produto é entregue e a nota fiscal emitida no ato da compra.

Para complementar, trabalhando com Big Data, por exemplo, podemos identificar com mais precisão o perfil específico de cada cliente. Passamos a investir, então, em uma abordagem mais adequada e oferece serviços e produtos que são mais relevantes para cada um.

Chega de ofertas genéricas. Cada cliente terá seu perfil traçado e um serviço customizado será oferecido de acordo com suas necessidades.

Inovação tecnológica e geração de valor

Sabemos que manter a competitividade no mercado é fundamental para garantir o crescimento da empresa. O que a transformação digital permite é que a capacidade de inovar se torne uma ferramenta poderosa para gerar valor ao seu negócio.

Desde a indústria até o usuário final, é possível trabalhar com informações mais precisas e em tempo real. A própria cadeia de produção lida com demandas atualizadas do consumidor, podendo prever o quanto deve ser produzido naquele momento. Todas as áreas da empresa saem ganhando, pois otimizam o trabalho e reduzem gastos e desperdício.

Além disso, a experiência do cliente com sua empresa é elevada. Como dissemos, este é hoje um fator de destaque nas áreas de estudo de compra e venda. Quanto maior a satisfação do cliente, mais valor é agregado à sua marca e àquilo que você oferece.

Estamos falando não só do produto em si, mas do preço, a comodidade e o tempo para realização da compra, o prazo de entrega e a qualidade do atendimento. São diversos fatores que fazem com que o cliente sinta-se satisfeito e propague em seus círculos a mensagem que você criou.

Não é a toa que grandes corporações como Apple e Uber investem forte em pesquisas sobre comportamento e experiência do usuário.

A inovação nas rotinas diárias de uma empresa

Na prática, algumas mudanças ocorrem na dinâmica interna das empresas, beneficiando não só os negócios, mas todos os profissionais envolvidos nos processos operacionais. Startups crescem muito no mercado atual por oferecerem soluções dinâmicas e personalizadas. É preciso aprender com isso: adaptar o ambiente da sua empresa para produzir essas soluções em grande escala.

O primeiro passo é criar uma cultura de inovação. Faça reuniões descontraídas, incentive os funcionários a dar ideias para otimizar os processos de produção e, principalmente, conscientize a todos sobre qual o perfil do cliente que a empresa busca agradar.

Ninguém sabe melhor do que o próprio profissional de que forma sua função pode ser feita com mais eficiência. Eliminar processos burocráticos desnecessários, transferir recursos digitais para a nuvem e dar mais autonomia para os colaboradores é uma estratégia importante.

Crie um alicerce para a inovação, que é a cultura empresarial, e em seguida avalie as alternativas disponíveis no mercado para o setor de atuação de sua empresa.

O brainstorming tem papel importante para identificar meios de otimizar os processos que ainda não estão disponíveis no mercado. Isso significa que sua empresa pode inovar, desenvolvendo ela mesma a solução inovadora, e sair na frente dos concorrentes.

Lembre-se que isso é uma questão de sobrevivência. Faça da inovação tecnológica a estratégia central para gerar valor no negócio, fazendo-o crescer ainda mais!

Um grande abraço,

Fabio Correa

Consultor de Vendas na MC1

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