Como viabilizar o uso de tecnologia nas rotinas empresariais?

Não há dúvidas de que a tecnologia é a chave para o futuro das empresas e do mercado como um todo. Muito mais do que avanços que otimizam processos industriais, ela desempenha hoje um importante papel na geração de valor para uma marca. Investir em inovação é fundamental para garantir o crescimento dos negócios.

Entretanto, ainda surgem dúvidas sobre como viabilizar o uso de tecnologia nas empresas em um cenário mais prático, mas não se preocupe. Criei este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, mostrando por que implementar tecnologia, como fazer isso e quais os impactos a curto e longo prazo. Confira!

Por que implementar tecnologias nas empresas

Em primeiro lugar, é importante ter em mente o contexto atual do mundo corporativo. O mercado atual é extremamente competitivo, tornando-se necessário um planejamento que envolva ações eficientes em busca de crescimento. Manter-se simplesmente seguindo as variações do setor em que sua empresa atua não é mais suficiente, representando, até mesmo, um risco.

A transformação digital potencializou os impactos que a tecnologia exerce nos negócios. Com isso, a capacidade de inovar tornou-se uma ferramenta essencial para gerar valor, aumentando o poder de atuação dos gestores, independentemente do setor no qual a empresa atua. A tecnologia é a chave para alcançar qualidade no produto, nas relações com os clientes e, consequentemente, nas vendas.

Em nosso dia a dia, ela já é responsável por viabilizar grande parte das nossas atividades. Seja em questões domésticas, do trabalho ou, até mesmo, das nossas relações sociais, quase tudo passa por um dispositivo móvel, uma conexão à internet e um sistema de processamento de dados. No mundo corporativo, isso não é diferente.

A tecnologia conecta pessoas, processos e serviços, além de estar diretamente ligada à nossa capacidade de inovação, comunicação, vendas, segurança e tantas outras questões. Assim, crescer no mercado exige, impreterivelmente, uma reflexão sobre o papel da tecnologia em sua empresa.

Tendo isso em vista, é preciso estabelecer alguns parâmetros mínimos para que ela possa ser implementada.

Pré-requisitos para a adoção de tecnologias

Cada empresa tem sua própria infraestrutura tecnológica, assim como sua própria dinâmica de funcionamento interno. Isso nos leva à necessidade de compreender quais as reais demandas do negócio e as possibilidades ligadas à inovação tecnológica. De nada adianta simplesmente substituir certos equipamentos por outros mais modernos — é preciso, como disse anteriormente, aplicar a tecnologia para agregar valor.

A quantidade de produtos, serviços e soluções é bastante ampla. Por isso, o primeiro passo deve ser a realização de uma análise cuidadosa do desempenho da empresa. É preciso conhecer com detalhes o funcionamento dos processos do início ao fim, entender a lógica por trás dos produtos e serviços oferecidos e como a o negócio se posiciona no mercado.

De forma prática, é preciso conhecer a empresa tão bem quanto for possível. Isso ajuda a identificar pontos a serem melhorados por meio da implementação de soluções tecnológicas. E, claro, faz-se possível gerar insights ligados a novos produtos e serviços, de acordo com aquilo que a tecnologia tem a oferecer.

Em suma, a organização deve focar em conquistar a melhoria contínua e implementar uma cultura de inovação, na qual todos os colaboradores estejam engajados para levar os processos a um novo patamar.

O uso de tecnologia nas empresas engloba uma gama de alternativas muito ampla. Por isso, é preciso preparar o terreno e estabelecer os objetivos a serem alcançados, para que a implementação seja feita com planejamento.

Tenha em mente que a melhor maneira de garantir a eficiência desejada ao fim do processo é contando com o suporte de uma parceira especializada. Ela pode oferecer profissionais capacitados e experientes para identificar oportunidades, planejar e executar esse projeto.

Treinamento e preparação de equipes

O engajamento dos colaboradores de sua empresa é crucial para que esse plano dê bons resultados. Por isso, mais do que simplesmente informá-los sobre as metas planejadas pela gestão, é preciso conscientizá-los sobre a importância do papel que todos devem desempenhar — inovar é uma tarefa mais simples quando feita de forma coletiva.

O treinamento das equipes, inclusive, deve estar previsto no planejamento inicial. Identificar responsabilidades, mobilizar os profissionais e dar suporte no dia a dia é fundamental. Assim, você poderá se certificar de que os objetivos definidos são compartilhados por todos.

A cultura de inovação não é alcançada da noite para o dia. É preciso um trabalho de constante reafirmação do modo como a empresa deve pensar no uso da tecnologia. Isso envolve manter canais abertos para que os próprios profissionais da organização ofereçam sugestões de novas soluções a serem implementadas.

Da mesma forma, processos podem ser otimizados. O resultado é uma empresa em constante avanço tecnológico e com produtos e serviços inovadores, reposicionando a empresa no mercado.

Consolidação da tecnologia como um posicionamento de negócio

Todas as grandes mudanças da história da indústria foram reflexo de avanços tecnológicos. Técnicas, estratégias e metodologias são desenvolvidas constantemente, buscando adaptar os negócios às possibilidades que a tecnologia oferece. Entretanto, essas melhorias chegaram a um nível tão alto que a própria estratégia da empresa passa a guiar os investimentos nesses aspectos.

Falo de um mercado que muda constantemente, no qual novos setores são descobertos e, até mesmo, criados pelas próprias organizações. Dependendo de como a tecnologia é implementada, uma empresa de vendas pode se tornar um amplo e-commerce que abrange várias áreas, passando, então, a englobar serviços diversos e até infraestrutura digital.

Grandes players do setor de tecnologia, hoje, são bons exemplos disso. Basta ver como elas se diferenciam umas das outras graças aos nichos que formaram partindo de pontos diferentes. A implementação de tecnologia produz um diferencial competitivo, além de reduzir custos e melhorar a tomada de decisões estratégicas.

O resultado é simples: mais clientes e maior lucro. As empresas que não atuam buscando implementar a tecnologia como um fator gerador de valor acabam se tornando obsoletas. Basta olhar para o efeito dos sites de streaming de filmes sobre as antigas organizações que comercializavam mídias físicas (CD, DVD e blu-ray, por exemplo). Todas elas já deixaram de existir ou se adaptaram ao novo mercado.

Por isso, é fundamental conhecer o potencial e as fraquezas do seu negócio. O que o mercado tem a seu favor e o que é preciso melhorar para não ficar para trás. Com objetivos claros e um bom planejamento, o futuro tende a ser definido pelo uso de tecnologia nas empresas.

Faça já uma avaliação em sua empresa e coloque essas dicas em prática!

Um grande abraço,

Clayton Pitte
Gerente de Projetos

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Thanks!

Autorizo o envio de comunicados pela MC1 para o e-mail cadastrado.