falhas no processo comercial

Como os softwares de automação previnem falhas no processo comercial

Se a sua empresa não padroniza as rotinas para as equipes de campo, fatalmente, ela está sujeita a falhas no processo comercial que podem comprometer os resultados e o lucro do negócio como um todo. Mas fique tranquilo, neste artigo mostrarei como um software de automação comercial pode agilizar as atividades manuais e trazer maior eficiência para os times táticos em campo.

Quer evitar alguns erros que reduzem a sua capacidade de gerenciar, aprimorar e controlar os processos da equipe de vendas? Então siga com a leitura!

Acerte na tomada de decisão

Grosso modo, um software de automação é um recurso que permite a padronização dos processos e disponibiliza informações consistentes para o diretor de vendas e operações. Dessa maneira, as decisões passam a ser embasadas em dados precisos — o que evita erros de interpretação — e otimiza o tempo dos recursos.

Com a informação correta à disposição, muitos erros podem ser evitados e o tomador de decisões ficará mais seguro quanto ao caminho escolhido em cada situação.

Tenha em mente que não importa o tamanho da sua empresa, mas é importante que ela tenha um acompanhamento constante da evolução do faturamento e outros fatores que interferem no time comercial e no negócio como um todo. Só assim ela pode evitar falhas que comprometem os resultados.

Aumente a produtividade da equipe

Se a equipe de campo não conhece as tarefas que deve executar ao longo do dia, o tempo não será bem aproveitado e a produtividade será drasticamente afetada.

Para evitar esse cenário, a automação é uma aliada do diretor de vendas e de seus liderados. Isso porque a tecnologia permite a padronização de diversos processos e, com isso, as tarefas podem ser realizadas em ciclos de produção mais eficientes — com a possibilidade de repetir comandos com precisão e rapidez, sempre que necessário.

A seguir, veja alguns pontos que a automação pode otimizar no seu negócio:

  • a colocação de pedidos;
  • o controle de promoções e preços praticados dentro das políticas comerciais;
  • a consulta de crédito e pagamentos dos clientes;
  • a definição do mix ideal de produtos;
  • as solicitações de abastecimento;
  • o controle das visitas realizadas em campo.

Se cada uma dessas atividades é otimizada, por consequência, a produtividade dos vendedores será maior. E isso refletirá em um aumento das vendas na sua empresa.

Evite ruídos na comunicação que geram falhas no processo comercial

Quando falamos da rotina de vendas, muitas falhas costumam ocorrer nos processos que dependem de um alinhamento entre o BackOffice e as equipes de campo. Isso porque essa comunicação, de forma convencional, costuma depender de e-mails, telefonemas ou mensagens pelo celular.

Acontece que muito do que é dito nessas conversas acaba não sendo corretamente interpretado — além das informações que podem se perder ao longo do tempo — e nem conseguimos ficar disponíveis 100% do tempo para responder aos chamados.

Para evitar esse tipo de problema, a automação comercial possibilita uma comunicação mais eficaz entre todo o time de vendas. No caso de abastecimento de estoque, por exemplo, a comunicação com o BackOffice ocorre de maneira padronizada e as informações são facilmente acessadas pelas equipes de campo.

Elimine a falta de informação sobre o status dos clientes no processo de vendas

Em tempos de mercado extremamente competitivo, manter um bom relacionamento com os clientes deixa de ser um diferencial e passa a ser uma obrigação para as empresas que procuram gerar novas oportunidades de negócio para aumentar o seu faturamento.

Exatamente por isso, não ter informações precisas sobre o cliente é uma falha grave que pode afetar todo o seu processo de vendas.

Com a solução de SFA (sigla para “Automação da Força de Vendas”, em inglês), os processos estarão padronizados e otimizados para auxiliar os times em campo. Isso permite que eles aumentem as vendas e produzam mais visitas focadas no relacionamento e atendimento aos clientes.

Diminua a quantidade de tarefas que não agregam valor ao cliente

Existem algumas tarefas burocráticas que tomam tempo do colaborador e não agregam valor ao processo de vendas. Embora a execução dessas rotinas seja necessária, envolver o cliente é um erro que gera atrito no relacionamento — e já vimos no tópico anterior como é importante manter um bom relacionamento com os clientes.

Um exemplo é a apuração dos impostos sobre as vendas. De fato, é importante que a sua empresa tenha um controle preciso sobre essas informações para repassar ao Fisco. No entanto, essa tarefa não oferece retorno direto para o seu cliente. Logo, o ideal é deixar que ela seja executada por um software de automação comercial que garante maior segurança nos dados e sem tomar o tempo do colaborador ou do cliente.

Inove em seu processo de vendas

Por fim, se você trata a inovação em seu processo de vendas como algo sem muita importância ou que pode ser deixado para depois, saiba que você comete um grave erro que pode abrir espaço para a concorrência tomar o seu lugar no mercado. De fato, a estagnação tecnológica tende a frear o crescimento do negócio e comprometer todos os processos operacionais.

Nesse sentido, é imprescindível criar uma cultura de inovação que envolva todos os setores da empresa e abra espaço para cada um dos colaboradores opinar sobre o que pode ser implementado para melhorar a produtividade e os resultados.

Como você pode notar, muitos erros que o time comercial de muitas empresas comete poderiam ser evitados se o processo manual fosse substituído pela tecnologia. No entanto, a implementação exige que as rotinas sejam padronizadas e as equipes entendam as vantagens que a solução traz.

A boa notícia é que os resultados sentidos ao longo do tempo — como o alcance das metas e o aumento nas vendas — fazem com que todos os níveis gerenciais da companhia se envolvam e a implementação ocorra de forma mais fácil.

A MC1 apresenta soluções inovadoras para redução de custo, gerenciamento de informação e aumento da produtividade. Isso porque a sua empresa terá uma ferramenta robusta e dados confiáveis em mãos.

Gostou deste artigo? Ficou claro para você que o software de automação é uma ferramenta indispensável para as empresas que querem evitar e corrigir as principais falhas no processo comercial? Então leia também o nosso artigo que mostra como reduzir custos com equipes de campo!

Thiago Leite, Gerente de Negócios da MC1.

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