Como aumentar a performance nos processos de vendas?

A atuação dos profissionais envolvidos nos processos de vendas impacta diretamente a saúde financeira da empresa. Eles são responsáveis não só pela garantia do lucro esperado, mas por manter a marca valorizada no mercado. Afinal, essa equipe representa o contato direto e mais pessoal entre a empresa e seus clientes.

Entretanto, é comum que surjam dúvidas sobre quais são as melhores estratégias para otimizar a performance dos processos de vendas — e ignorar essa questão pode prejudicar significativamente o rumo dos negócios.

Mas não se preocupe! Preparei este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e mostrar as melhores práticas para melhorar esse desempenho.

As melhores práticas para uma performance de alto nível

A seguir destaco algumas dicas, soluções e práticas que possibilitam a otimização dos processos de vendas, a começar pela atuação dos vendedores:

Profissionais engajados

Capacitação técnica e experiência na área não bastam para formar um vendedor eficiente. É necessário oferecer treinamentos de reciclagem periódica, assim como conscientizar os profissionais sobre a importância de sua atuação em todas as etapas do processo de vendas.

Automatização de processos

Automatizar certas atividades proporciona, por exemplo, a redução (ou até eliminação) de falhas envolvendo entregas, devoluções e trocas. Essa solução está diretamente ligada à atuação do vendedor, pois exige, na maioria dos casos, uma estratégia de venda assistida.

Com as informações técnicas e o acompanhamento de um vendedor que conhece bem o produto, o cliente se sente mais seguro na hora da compra — evitando, assim, devoluções e trocas.

Ferramentas tecnológicas

Qualquer que seja o setor do mercado que sua empresa atua, é fundamental colocar a tecnologia para trabalhar a seu favor. Existem diversas soluções que permitem que o vendedor cruze os dados de vendas com os de devolução, por exemplo, para traçar uma estratégia que reduza o índice de reversões.

Outro processo que se beneficia diretamente é o de gestão de vendas. O WinTheMarket, solução da MC1 responsável pela automação de todo o processo comercial, atua como um verdadeiro supervisor online. Além de ajudar toda a equipe durante o planejamento, ela fornece vias para monitorar o ritmo das vendas e a atuação dos profissionais.

O vendedor não precisa mais parar para analisar como anda seu próprio desempenho: a ferramenta gera dados concretos, mostrando o quanto ele evoluiu e o quanto precisa melhorar, além de questões técnicas mais pontuais — nível de estoque, sugestões de pedidos etc.

O monitoramento pode ser feito em tempo real pelo gestor, proporcionando um cenário no qual ele pode atuar de forma imediata para impulsionar as vendas. Uma inesperada queda no desempenho de um vendedor pode ser rapidamente identificada para que o suporte seja dado e o impacto, reduzido.

Vale destacar que a solução da MC1 foi desenvolvida para oferecer uma interface intuitiva e fácil de usar. Rapidamente, o vendedor realiza a ação e fecha a venda — a burocracia é eliminada para dar espaço à prática mais ágil. O tempo é tão valioso para sua empresa quanto é para seus clientes.

Como você pode ver, essas são ações simples, mas que formam uma estratégia eficiente para melhorar suas vendas. Faça já uma análise de suas equipes e veja como essas dicas podem ser colocadas em prática para garantir o crescimento da sua empresa!

Um abraço.
Augusto Rota
Gerente de contas da MC1

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