Como a visão 360 do cliente pode multiplicar suas vendas em campo?

Como a visão 360 do cliente pode multiplicar suas vendas em campo?

Manter um bom relacionamento com o cliente é essencial. Para conseguir isso, a companhia precisa conhecê-lo bem: nesse contexto, entra em cena a visão 360 do cliente, uma forma de ver os compradores da empresa sob uma perspectiva holística.

Para isso, a organização deve ter todas as informações relevantes sobre ele disponíveis em um único ambiente. Assim, pode melhorar o relacionamento do colaborador com o cliente. Quer saber como? Continue a leitura do conteúdo e entenda.

Enxergar o passado

Em primeiro lugar, a empresa deve conhecer as interações do cliente com seus canais de atendimento. Isso vai permitir que seja capaz de enxergar o passado e usar esse conhecimento para agir no presente. As tomadas de decisão, então, serão mais inteligentes e permitirão fortalecer a relação com ele no futuro.

Isso porque a marca vai ser capaz de entender o comportamento de seu público-alvo para se adequar a ele da forma mais suave possível. Dessa forma, a companhia vai ter os meios e a habilidade para resolver as dificuldades que eventualmente surgirem.

Identificar as falhas

Os pontos do atendimento que tornam a experiência do cliente ruim, como informações repetidas, canais ineficientes e outros, atrapalham sua jornada. Nesse processo, impedem que suas expectativas sejam alcançadas.

Assim, o atendimento ao cliente não atinge seu objetivo. E ainda há os casos em que, mesmo que consiga o que procurava, o cliente sai com sensação de frustração — um sentimento negativo que deve ser evitado pela companhia.

Encontrar as soluções

Depois de compreender como é o atendimento oferecido pela empresa e identificar suas falhas, é possível implementar a visão 360 do cliente. Pode-se determinar se é preciso reformular processos, quais recursos são necessários para isso e assim por diante.

Informações do cliente

Um dos primeiros passos é reunir o máximo de informações possível sobre o cliente para cruzar dados, criar variáveis e monitorar a qualidade desse conteúdo. Assim, a equipe vai trabalhar de forma mais profissional — com base em dados precisos — e, consequentemente, vai obter mais lucro para a companhia.

Monitoramento das preferências

A partir do monitoramento das preferências do cliente, é possível transformar a relação entre ele e a empresa. Afinal, esses dados permitem que o atendimento, o marketing e a equipe de vendas criem soluções específicas e tenham as ferramentas certas para atendê-lo. Além disso, cada interação vai alimentar a próxima e, assim, criar uma experiência personalizada.

Ofertas personalizadas

Quando se aplica a visão 360 do cliente, é mais fácil saber que tipo de conteúdo enviar para ele: o que oferecer em uma promoção e qual material pode ser do seu interesse, por exemplo. A equipe de vendas pode, então, desenvolver estratégias para garantir a conversão, uma vez que sabe precisamente o que ele quer.

Usar uma ferramenta tecnológica

Existem soluções específicas que ajudam a reunir as informações sobre o cliente, bem como cruzar dados, criar variáveis e monitorar a qualidade do conteúdo. Assim, é possível ter tudo centralizado em um único lugar e obter a visão 360 do cliente com mais facilidade.

Como esses dados incluem cadastro, perfil, histórico de compras e demais informações relevantes, com uma ferramenta tecnológica, é possível usá-los em estratégias de marketing, atendimento, vendas, logística e outras. Há, então, mais chances de fidelizá-lo.

De forma geral, quando se aplica o conceito de visão 360 do cliente, o atendimento ao público melhora de forma perceptível. Nesse processo, como a empresa se torna centrada nele, a fidelização é mais natural e o resultado é um aumento nas vendas e na lucratividade da companhia.

Sua empresa já usa esse conceito? Quer saber como aplicá-lo? Entre em contato conosco e descubra como os profissionais da MC1 podem ajudá-lo nessa jornada!

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