inteligência de mercado

Como a tecnologia contribui para o ganho de inteligência de mercado

A concorrência cada vez mais acirrada em todos os setores comerciais exige um alto nível de eficiência operacional — algo que as empresas buscam alcançar por meio do conceito de inteligência de mercado. Porém, esse conceito costuma gerar algumas dúvidas. Afinal, não estamos falando simplesmente de adotar uma postura criativa e inovadora, mas de fazer um uso preciso da informação.

Para desmistificar o tema e tirar suas dúvidas, mostraremos aqui o que é exatamente esse conceito, além de explicar o papel da tecnologia para torná-lo realidade. Confira!

A definição de inteligência de mercado

Inteligência de mercado é o processo de cruzamento de dados relacionados aos clientes e ao mercado como um todo, com o objetivo de gerar informações relevantes para embasar as tomadas de decisão. Os dados são levantados e tratados por meio de soluções tecnológicas parametrizadas de acordo com as necessidades de cada negócio.

Isso permite que a empresa tenha uma visão mais precisa do contexto no qual está inserida e dos fatores que influenciam nas suas ações. Assim, é possível adotar estratégias mais eficazes para otimizar a operação, conquistar e fidelizar clientes, melhorar a experiência com os produtos e, é claro, aumentar os lucros.

Em outras palavras, sua empresa deixa de apenas responder às demandas do mercado e passa a agir com antecipação, ditando o ritmo a ser seguido pela concorrência.

A transformação dos dados em informação

A própria internet oferece um volume gigantesco de dados sobre clientes — o perfil individual, os hábitos de consumo, a renda etc. No entanto, para fazer uso inteligente desse recurso, é preciso implantar um processo de captação, armazenamento, filtragem e processamento desses dados.

Para começar, sua empresa deve contar com a adoção de métricas para quantificar uma certa informação. Depois, é feito um recorte dos dados que são considerados relevantes. Uma solução digital faz então o processamento e cruzamento dos dados, gerando relatórios, gráficos e outros materiais que facilitem a interpretação.

Cabe então aos gestores definir uma estratégia de uso constante dessas informações para tomar decisões mais assertivas em cada departamento. A WTM for Trade Promotion é um exemplo de ferramenta essencial para essa estratégia.

Ela viabiliza a captação de pesquisas, facilita a gestão de vendas e ainda permite o monitoramento dos preços e posicionamento da concorrência. Os dados coletados permitem a análise estratégica gerando valor para os negócios e tornando-se um diferencial competitivo poderoso.

O monitoramento eficiente e integração de setores

A inteligência de mercado permite um monitoramento mais eficiente do negócio. Se uma nova tendência surge, sua empresa é capaz de agir com rapidez para transformá-la em oferta. O mundo digital tornou o mercado muito mais volátil, algo que exige das empresas uma atuação mais dinâmica para entregar o que o cliente deseja.

Consequentemente, diferentes setores da empresa passam a atuar de forma integrada, pois são norteados pelos mesmos objetivos: entregar uma experiência única ao cliente. As soluções da MC1 permitem o alinhamento dos objetivos em todos os níveis da empresa, otimizando os processos operacionais de rotina.

Como você pôde ver, a inteligência de mercado é uma tendência que não pode ser ignorada. Se quer saber como isso pode ser feito especificamente no contexto da sua empresa, entre em contato com a MC1 e fale com quem mais entende do assunto!

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