Backoffice de vendas monitoramento gestão de atividades em campo

Backoffice de vendas: como o monitoramento e a gestão eficiente de atividades em campo podem melhorar os resultados de sua empresa?

Acompanhar o desempenho dos vendedores em campo é um grande desafio para qualquer empresa. Sem isso, no entanto, os resultados da empresa podem não sair conforme o planejado. Portanto, em tempos de um mercado altamente competitivo, é essencial manter um backoffice de vendas eficiente para executar um monitoramento e gestão das atividades em campo.

Ainda assim, é natural ter algumas dúvidas sobre os benefícios que ele traz para sua empresa. Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar os diferenciais de um backoffice com atuação eficiente. Confira!

Otimização dos processos no backoffice de vendas

Um backoffice de vendas organizado promove uma gestão mais eficaz dos processos de vendas da empresa. Não estamos falando apenas de acompanhar mais de perto o desempenho dos profissionais de campo — dar a eles informações atualizadas e suporte completo é tão importante quanto monitorar as vendas.

Assim que um cliente faz uma consulta de um produto, é preciso conferir a disponibilidade no estoque e, assim que o pedido é confirmado, dar início à tramitação interna. O item deve ser separado e embalado para envio, além de outras ações que exigem preparo antecipado — o tempo desse processo é precioso.

Por isso, o contato entre backoffice e as equipes em campo representa um diferencial frente à concorrência. Quanto mais orgânica for a troca de informações entre esses times, mais ágil é a venda de cada produto.

Aumento da produtividade dos vendedores

Outro diferencial do backoffice é sua capacidade de fornecer às equipes de vendas as informações necessárias para aumentar a produtividade no campo. Para começar, é possível criar um banco de dados com informações sobre os clientes e otimizar a abordagem dos vendedores — em cada visita, eles sabem quais são os mix de produtos nos quais devem focar, quais as preferências de cada cliente, a melhor forma de pagamento etc.

Além disso, o planejamento das visitas deixa de ser estático. Se uma nova oportunidade surge, por exemplo, ela pode ser inserida no roteiro do vendedor mais próximo. A integração com o Waze permite a visualização do trajeto no APP para que o usuário ajuste conforme necessidade, evite perda de tempo em congestionamentos e encontre sempre o melhor trajeto até o cliente. O aproveitamento do seu tempo passa a ser significativamente melhor.

Economia de recursos (redução de gastos)

Um backoffice produtivo também ajuda a reduzir gastos, tanto no operacional interno quanto nas atividades de campo. São levantadas informações sobre os clientes e os vendedores podem focar naqueles com maior possibilidade de negócio, por exemplo. A otimização dos roteiros de visita também evita desperdício de tempo, combustível e permite fazer mais em menos tempo.

Internamente, o estoque pode ser gerenciado mais de perto, evitando o excesso de produtos (que gera custo de armazenamento), da mesma forma que garante a disponibilidade quando o cliente faz um pedido. A disponibilização em tempo real dos dados possibilitam às equipes de campo acesso as informações essenciais para uma tomada de decisão direto no PDV e, consequentemente, melhor atendimento ao cliente.

São ações de rotina para o backoffice de vendas, mas que causam importantes impactos nas equipes em campo. Com o monitoramento e gestão eficiente das atividades em campo, é possível gerar um diferencial competitivo frente à sua concorrência e conquistar uma parcela ainda maior do mercado.

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