Aumente a força em vendas da sua equipe com soluções de mobilidade em nuvem

Muito se fala sobre técnicas de planejamento para vender mais, mas nem sempre é possível aumentar a força de vendas de uma equipe com apenas algumas dicas. O setor de vendas deve ser enxergado como estratégico para uma empresa. Por isso, planejamento, execução e inteligência são essenciais para o sucesso.

Motivar a equipe e construir uma cultura de vendas forte são os principais desafios de boa parte dos negócios. Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como aumentar a força de vendas da sua equipe.

Encare as vendas como ferramenta estratégica da empresa

Enxergar as vendas como uma parte fundamental da estratégia da empresa é muito importante para o sucesso do setor. Negócios que conduzem seu setor de vendas igual a outras rotinas de trabalho podem estar desperdiçando um potencial maior.

O pensamento em vendas deve estar presente em toda a estratégia do negócio, desde a produção até o suporte posterior. A figura do vendedor tradicional não existe mais: um profissional de vendas moderno é como um consultor na sua área, capaz de demonstrar amplo conhecimento dos produtos oferecidos e, o mais importante, de entender as reais necessidades do cliente.

Aprenda a ter uma cultura de vendas forte dentro da empresa

Uma das principais responsabilidades da organização para com o setor de vendas é criar uma cultura corporativa adequada, que consiga transmitir os valores e missão do negócio aos seus vendedores, o que reflete em uma cultura de vendas forte.

Além da própria cultura corporativa, um dos principais fatores para se levar em conta são as metas no modelo SMART: um objetivo tem que ser simples, mensurável, atingível, realista e temporizável. Sem isso, a motivação de um vendedor é severamente comprometida.

Para formar uma cultura corporativa que seja abraçada pelos colaboradores, é importante ser guiado por metas bem definidas e razoáveis, mas que, ao mesmo tempo, sejam desafiadoras.

Os impactos causados por uma cultura corporativa ruim podem ser devastadores para a empresa — e o pior: difíceis de serem revertidos.

O primeiro sintoma de que falta uma boa cultura de vendas está justamente nas metas: boa parte dos colaboradores será irregular ou performará mal; e apenas aqueles que, por iniciativa individual, dominam técnicas e tecnologias de vendas terão um bom desempenho. Em uma equipe com cultura de vendas forte, o vendedor regular é muito bom, e o muito bom é excelente.

A outra consequência é o chamado turnover, ou seja, a desistência. No setor de vendas, a alta rotatividade é comum: são poucos os que conseguem performar com regularidade para estabelecer uma carreira sólida. Entre as causas para isso, estão a insegurança salarial e a falta de treinamentos e de processos claros.

Saiba que motivação é mais que apenas recompensas financeiras

É inegável que recompensas, especialmente promoções, viagens de incentivo e bônus em dinheiro, são alguns dos melhores motivadores para a equipe de vendas, mas é um erro acreditar que basta isso para ter um time engajado.

Para isso, é necessário investir em outros fatores de reconhecimento e acompanhamento. Muitas vezes, um elogio em público para um vendedor eficiente já é uma estratégia para motivar não apenas o profissional, mas toda a equipe que presenciou o ato.

Disponibilidade de recursos

Outra forma de motivar sua força de vendas, indo além das óbvias recompensas financeiras, reside no acompanhamento e disponibilidade de recursos. Um vendedor deve se sentir amparado pela sua empresa.

Em uma companhia de tecnologia que venda, por exemplo, licenças de um software, é crucial que o vendedor tenha o melhor equipamento para demonstrar o aplicativo aos potenciais clientes.

Quando a equipe sabe que está armada com as ferramentas ideais para o trabalho, sua autoconfiança é potencializada, o que naturalmente será revertido em bons resultados em vendas.

Outra questão que deve ser observada é a efetividade do setor pós-vendas. Muitas vezes, o vendedor investiu muito para conquistar um bom e duradouro relacionamento com o comprador, com o objetivo de transformar esse cliente satisfeito em um promotor da marca, que pode indicar novos potenciais fregueses.

Mas, se a relação é destruída por um setor de pós-vendas ineficiente, a sensação do vendedor é de que seu esforço foi jogado no lixo.

Equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional

Muita gente ainda acredita no mito do supervendedor workaholic, que sacrifica sua vida pessoal e trabalha 88 horas por semana para ser o mais produtivo da empresa.

A prática mostrou que não é bem assim: quem não é capaz de equilibrar a vida pessoal com a profissional pode até vender bem por um período, mas não consegue manter o ritmo por muito tempo.

Normalmente, os melhores vendedores de uma empresa não são aqueles que trabalham mais, mas sim os que trabalham de forma mais inteligente. E para terem o máximo de produtividade, praticam esportes, se dedicam à família e não misturam o pessoal com o profissional.

Confira dicas para aumentar a força de vendas da equipe

Não existe uma única solução mágica que vá fazer uma equipe vender mais; para aumentar a força de vendas, é necessário compreender os desafios encarados pelo time e elaborar uma estratégia eficiente, que será diferente em cada tipo de negócio.

Ainda assim, elencamos algumas dicas que funcionam com boa parte dos times de vendedores. Confira!

Defina metas específicas

Durante a etapa de planejamento de vendas, é preciso estabelecer uma estratégia clara e compartilhá-la com todo o time. Entretanto, isso não é suficiente. Por mais que sirva de base para as ações dos vendedores, é fundamental implementar certos parâmetros para avaliar o desempenho individual e coletivo no setor.

Por isso, defina metas com base em indicadores mensuráveis e faça um trabalho de conscientização sobre a importância de alcançá-las. Além disso, é importante garantir que haja motivação — e até mesmo uma competitividade saudável entre os vendedores.

O ideal é que esse mecanismo auxilie no monitoramento das atividades, mas sem que represente um cenário inalcançável. Lembre-se: toda meta estabelecida deve ser realista e viável. O aumento das vendas tem como base melhorar o desempenho dos vendedores, e não pressioná-los sem o devido suporte.

Elabore uma política de comissão

Um ambiente de trabalho agradável é parte fundamental de qualquer proposta motivacional. Entretanto, suas ações não podem parar por aí. Para garantir que os vendedores tenham uma performance realmente satisfatória, é importante elaborar uma política de comissão.

Tome como base as metas definidas e crie meios de distribuir as comissões. Isso pode ser feito por vendas, por meta alcançada ou até por ranking de vendas. A estratégia ideal vai depender das características específicas de sua empresa.

A tendência é que as vendas aumentem junto da motivação dos funcionários.

Ofereça treinamentos

Capacitar os vendedores é algo que vai muito além do treinamento dado na admissão. O mercado passa por mudanças constantes, e é crucial fazer com que seus vendedores estejam atualizados. Por isso, invista em treinamentos, cursos, palestras e até mesmo reuniões para debate de assuntos relevantes.

Muitas empresas deixam de lado essa importante medida por achar que ela pode gerar altos custos. Na verdade, temas extremamente relevantes podem ser trazidos de dentro da própria equipe. Debater assuntos como a gestão do tempo e as soluções de mobilidade utilizadas no dia a dia são bons exemplos de discussões bastante frutíferas.

Entretanto, não abra mão de certificações e treinamentos voltados a técnicas de atendimento, uso de CRM etc. Além de melhorar a capacidade profissional dos vendedores, esse tipo de ação faz com que eles se sintam valorizados pela empresa e busquem se engajar nos objetivos do time.

Saiba mensurar os resultados da equipe

Os indicadores estabelecidos para mensurar os resultados da equipe de vendas precisam ser esclarecedores, não complicadores. Isso significa que eles devem estar ligados a fatores realmente importantes e que devem ser monitorados no dia a dia. Com isso, será possível criar estratégias de ação novas e melhorar as já implementadas.

Todo processo de gestão exige a adoção de indicadores relevantes para evitar que o gestor dependa simplesmente do seu feeling para lidar com as situações do dia a dia. Com a tecnologia disponível na palma da mão, passa a ser muito mais simples acompanhar e responder com agilidade ao desempenho de cada funcionário.

Vale lembrar que isso exige soluções móveis de qualidade à sua disposição. Afinal, elas representam um importante diferencial competitivo frente à sua concorrência. Em tempos de um mercado tão disputado, responder com agilidade às demandas e tendências do momento é fundamental para conquistar clientes e converter vendas.

Para complementar, lembre-se de implementar uma cultura inovadora entre seus funcionários. Crie canais de comunicação eficientes e se mantenha à disposição para ouvir sugestões e críticas em relação aos processos de vendas. Muitas vezes, uma ideia disruptiva pode partir de um vendedor. Afinal, ninguém melhor para oferecer um insight do que o profissional que está com a mão na massa.

O mercado atual exige que as empresas repensem suas práticas de gestão para que as equipes trabalhem de forma mais orgânica. Com engajamento nos objetivos, motivação e capacitação técnica, a tendência é que o desempenho melhore dia após dia. Para chegar lá, busque adotar essas práticas de cima para baixo — a começar pelos líderes.

A responsabilidade da gestão sobre o sucesso do time de vendas de uma empresa é grande, mas, com processos eficientes e um pensamento estratégico, é possível maximizar seus resultados.

Agora que você já sabe dicas valiosas para aumentar a força de vendas da sua equipe, aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre gestão e mobilidade para empresas!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Thanks!

Autorizo o envio de comunicados pela MC1 para o e-mail cadastrado.