Afinal, o que é Sales Force Automation?

Afinal, o que é Sales Force Automation?

Sem dúvidas, ferramentas de Sales Force Automation (SFA) são essenciais para negócios que desejam otimizar processos e, por consequência, melhorar o desempenho de vendas.

Mas como funciona a SFA? Quais etapas da jornada de vendas ela abrange? Que setores são envolvidos em sua gestão? Esses são questionamentos típicos de gestores que ainda acreditam que sua força de vendas atingiu todo seu potencial de performance ou que, ao menos, têm algum receio sobre investir na solução.

Se sua empresa vive esse momento de dúvida, saiba que ele é mais comum do que se pensa. Por essa razão, com este post, propomos esclarecer os principais elementos da Sales Force Automation. Confira e descubra o que fazer a seguir.

Conceito de Sales Force Automation

Como sua tradução literal informa, trata-se da automação da força de vendas, com ênfase em eliminar processos burocráticos das responsabilidades da equipe comercial, fazendo com que elas sejam realizadas automaticamente pelo próprio sistema.

Além disso, a SFA também contempla o mapeamento e sistematização de todo o processo, setores e responsáveis envolvidos na venda, fazendo com que sua jornada seja mais eficiente.

Etapas e elementos da automação dos processos

Ao usar um software para automação das vendas, a empresa consegue mapear todas as etapas que envolvem uma venda, como:

  • controle de estoque e inventário, verificando se o produto a ser vendido ainda está disponível ou se a infraestrutura do negócio é compatível para executar o atendimento;
  • processo de venda, que inclui a negociação, cadastro do cliente nos moldes de um CRM, envio de proposta, follow up, também conhecido como acompanhamento, fechamento e execução da venda;
  • suporte e pós-venda;

Além das etapas diretamente ligadas às vendas, a Sales Force Automation também traz benefícios para a gestão de equipes — a análise da performance de cada vendedor, por exemplo. Vejamos mais alguns de seus benefícios para o negócio.

Principais benefícios da SFA

Os processos ficam mais simples, e passam a ser automatizadas ações como o preenchimento do pedido de um cliente já cadastrado no sistema, assim como sugerir um pedido ideal baseado no histórico de transações com o cliente.

Ou seja, a rotina do vendedor é simplificada, e ele pode dedicar mais tempo para fazer novos negócios e gerir o relacionamento com sua carteira de clientes. Além disso, também podemos apontar como benefícios:

Otimização das vendas

Com um software SFA, o tempo para progredir em todo o processo de vendas é encurtado, garantindo que a produtividade da equipe comercial seja melhorada. Além disso, tais ferramentas deixam os representantes comerciais mais munidos de informações para a negociação.

Desburocratização dos processos

Além de mais informação, tal sistema também garante que a empresa estabeleça regras e margens de negociação para cada vendedor e perfil de cliente. Assim, em vez de processos longos que abrangem o pedido para oferecer descontos e condições diferenciadas de pagamento para os gerentes superiores, o representante tem em mãos todos os seus recursos possíveis para fechar o negócio.

Visão analítica das vendas

Ao transferir processos e dados para o SFA, a empresa também ganha com os relatórios e análises complexas que o sistema pode oferecer. Tais dados podem confirmar as melhores performances de vendedores, o sucesso de cada produto do mix comercializado e até mesmo indicar quais as ações a serem tomadas na sequência.

Soluções de Sales Force Automation complementam outros softwares de gestão, como o ERP, e automação de marketing, por exemplo, o que aumenta seus impactos positivos e benefícios para o negócio. Isso garante melhor controle de custos e de relacionamento com potenciais e atuais clientes.

Suas dúvidas sobre a SFA foram esclarecidas? Esses benefícios colocaram sua empresa ainda mais próxima de sua contratação? Saiba que ainda existem outros elementos para serem analisados.

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