A tecnologia para vendas mais ágeis, inteligentes e eficientes. Como?

A tecnologia para vendas mais ágeis, inteligentes e eficientes. Como?

Qual seria a melhor solução para realizar vendas mais ágeis, inteligentes e eficientes? Todo gestor já se fez essa pergunta, afinal de contas, o motor principal do negócio está em sua força comercial.

Além da conclusão óbvia de que vender mais é sempre melhor, a agilidade e a precisão nas conversões também colocam a empresa à frente de seus concorrentes e mais preparada para escalar seu negócio para novos mercados.

Ou seja, seus benefícios são indiscutíveis, e encontrar a solução ideal para esse dilema pode criar um diferencial estratégico para o negócio.

Já mapeou os desafios que sua área de vendas externas enfrenta e quer saber como a tecnologia pode ajudar a superá-los? Fizemos um resumo aplicável aos principais modelos de negócio. Confira.

Desafios do gestor e do setor de vendas

Não se trata apenas da concorrência, os desafios do setor de vendas estão relacionados a: organização dos processos internos, gestão de equipe de vendedores, novas exigências e variações das demandas dos clientes.

Vendedores externos, por exemplo, podem ter dificuldades em aderir aos processos, por não terem os mesmos recursos da sede da empresa. Assim, etapas fundamentais como dar informações, gerar pedidos e negociar poderão ser realizadas abaixo de seus potenciais de retorno.

Para o gestor da equipe, saber o volume de horas trabalhadas, quantas abordagens de vendas estão sendo realizadas e se o time está cumprindo as diretrizes também é um desafio que pode comprometer a margem de lucro e até mesmo a imagem do negócio.

Num mundo em que o Big Data é um dos patrimônios mais relevantes dos negócios, ter acesso ao histórico do cliente no momento da venda é primordial para a personalização da oferta e fidelização dos compradores.

Tecnologia para vendas mais ágeis, inteligentes e eficientes

O setor comercial, no entanto, é foco de muitas inovações e novas tecnologias para otimização dos processos, gestão de clientes, interação com outras áreas do negócio e muito mais.

Escolher qual delas é a mais adequada para o negócio requer um mapeamento de suas necessidades, características de seu modelo de vendas e, claro, alguns elementos de qualidade que são indispensáveis. Com o conjunto perfeito, tais soluções podem contribuir de diversas maneiras para o sucesso da empresa.

Criando planejamentos mais eficientes

A eficiência das ações de vendas está diretamente ligada ao planejamento realizado, e nada mais valioso para ele do que os dados históricos e atuais sobre o comportamento de compra do público-alvo.

Assim, seja avaliando o contexto comercial global para definição de estratégias, seja no momento da venda entre vendedor e cliente, um sistema permite registrar informações e usar aquelas já tratadas para definir melhores ações e abordagens.

Desenvolvendo processos de execução de vendas

Um sistema inovador também permite que todo o processo de vendas seja desburocratizado e otimizado. Com etapas bem descritas, a condução do relacionamento com o cliente pode ser padronizada com maior eficiência, o que reduz seu tempo de execução.

Além disso, regras para liberação e margens de descontos podem ser inseridas no sistema, evitando a necessidade de solicitação de autorizações dos líderes.

Oferecendo relatório e análises para a tomada de decisão

Empresas que atuam com um mix de produtos diferenciados precisam avaliar o desempenho de vendas de cada um deles, em cada região e por vendedor. Aliás, outras perspectivas podem ser dadas aos relatórios, permitindo, assim, que os ajustes e tomadas de decisão sejam potencialmente melhorados.

Monitoramento das atividades dos vendedores

Vendas inteligentes, com menos esforço e mais conversão. Analisando os dados por meio de uma solução inteligente como o WinTheMarket da MC1, um gestor pode identificar quais vendedores estão com melhores performances e, então, replicar suas ações para os demais. Esse monitoramento poderá ser utilizado para dar feedbacks de desempenho e criar campanhas de premiação.

Monitorá-los também garante que a empresa consiga gerenciar seus recebimentos, afinal de contas, saberá quais negociações estarão perto de ser concluídas. Vendas mais ágeis, inteligentes e eficientes permitem que o negócio responda rapidamente às oportunidades do mercado, um diferencial que pode gerar lucros e trazer mais qualidade para o relacionamento com o cliente.

A MC1 tem uma solução com essas características e, por isso, está recorrentemente tratando de assuntos sobre a excelência na otimização de processos comerciais. Quer acompanhar as novidades? Assine nossa newsletter!

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