A tecnologia e o alinhamento de estratégias no PDV

 

É no PDV que são executadas as estratégias da empresa — é o local onde as decisões tomadas realmente surtem efeito prático. Por isso, é fundamental que o planejamento seja realizado de maneira coerente.

A essência do alinhamento entre os conceitos está no fato de que o marketing tem como objetivo principal promover a venda — que, por sua vez, tem como função executar, filtrar e utilizar da melhor maneira possível as ações realizadas pelo marketing. Todas ações dessas duas frentes visam, de formas diferentes, o mesmo objetivo: otimizar as vendas. No entanto, é possível criar novas estratégias que podem melhorar ainda mais os números no PDV.

Quais são as soluções mais úteis para a efetivação do alinhamento no PDV?

O PDV funciona como uma extensão do processo de vendas para um ponto fixo. Por isso, o alinhamento das estratégias pode ser otimizado, principalmente, por meio de uma solução de mobilidade como a da MC1. O uso de informações relevantes para a tomada de decisões desempenha um papel fundamental nesse processo.

A transferência de dados de uma plataforma (gerenciada pela equipe de inteligência de mercado) para o vendedor, esteja ele visitando um cliente ou no PDV, potencializa as estratégias de vendas. A solução faz toda a gestão de oportunidades e de clientes, uma ferramenta poderosa para os funcionários do PDV.

O grande diferencial está na unificação das informações: dos clientes, das vendas efetivadas etc. Isso transforma a organização dos processos em um canal único. O marketing gera leads, categoriza a empresa, mostra como ela deve ser apresentada ao mercado, define o posicionamento dos produtos etc.

Já o setor de vendas passa a dar continuidade a esse processo, pois está sempre em contato com o cliente e tem a ferramenta de mobilidade para acessar as informações captadas pelo marketing.

No PDV, a atuação de todos passa a ocorrer com sintonia, visando os mesmos objetivos.

Quais são os benefícios para as equipes?

Em primeiro lugar, é importante destacar que a inserção de tecnologias que otimizam seus processos elevam o nível de qualidade da sua empresa a um novo patamar. Isso potencializa a competitividade no mercado e atrai ainda mais clientes. Consequentemente, os benefícios financeiros são significativos.

No entanto, essa não é a única nem a maior vantagem que a sua empresa pode alcançar. É preciso dar especial atenção, por exemplo, à otimização dos processos e à integração entre as áreas. Essa eficiência coletiva impacta diretamente no bolso da empresa, pois proporciona redução de custos operacionais e maior retorno sobre o investimento no PDV.

Outro ponto interessante é a segmentação dos clientes, que aumenta a taxa de conversão dos vendedores graças à utilização de informações relevantes nas suas rotinas de vendas. Para complementar, por fim, você ganha em agilidade na captação e na transmissão desses dados tão importantes.

Isso leva inteligência a todas as áreas, além de garantir mais eficiência na execução. Extrair informações de mercado valiosas é o melhor caminho para começar a elaboração de uma estratégia e de um planejamento de sucesso.

Como você pode ver, são ações simples, mas que causam um grande impacto nos resultados do PDV. Faça uma análise nas suas equipes e veja como a estratégia de marketing e vendas pode ser otimizada por meio de ferramentas e ações inteligentes!

Um grande abraço,
William Garcia
Gerente de Novos Negócios

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