8 benefícios de uma solução de gestão mobile para sua empresa

De fato, se a sua empresa não conta com um software de gestão das equipes de campo, muitos processos ficam sujeitos a erros e ao retrabalho.

Tudo isso impacta negativamente na produtividade e nos resultados das equipes e como consequência, a redução nas vendas e da satisfação do cliente em relação ao atendimento.

Mas, calma! Neste artigo apresentaremos 8 benefícios de uma solução de gestão mobile para reverter esse cenário e otimizar a sua empresa de modo geral.

Curioso? Então, siga com a leitura!

1. Tenha um melhor atendimento ao cliente

O primeiro benefício de uma solução de gestão mobile para sua empresa, sem dúvidas, é o melhor atendimento aos clientes.

Isso porque você passa a ter mais acesso a informações padronizadas. Ou seja, eliminam-se os papéis e entra em cena uma ferramenta que permite mobilidade no atendimento ao cliente para oferecer diversas soluções eficientes e automatizadas. Assim, todos na empresa têm acesso à mesma informação — o que evita erros e falhas na comunicação.

Além disso, o software mobile possibilita os seguintes benefícios para o time de vendas:

  • uma relação mais próxima e ágil com o cliente: o que gera maior qualidade na interação e, consequentemente, maior satisfação e aumento nas vendas;
  • simulações de vendas: estrategicamente elaboradas para preparar o vendedor para os entraves de uma negociação e superar as dificuldades impostas pelo cliente;
  • descontos inteligentes: permite conceder descontos que não prejudiquem a saúde financeira da empresa;
  • elaboração de pesquisas: coleta de dados importantes para as estratégias do negócio;
  • controle do estoque: apresenta simulações do prazo de entrega, quantidade em estoque e outros fatores para garantir que o cliente receberá o pedido dentro do prazo;
  • comunicação com o cliente: permite informar sobre bonificações, promoções e outras ações direcionadas;
  • banco de dados: utilizado para armazenar informações úteis do cliente que podem ser acessadas no local do atendimento — online ou offline.

2. Melhore a gestão dos vendedores em campo

Um software mobile eficiente permite ao gestor, que não está no campo, controlar de maneira online as equipes.

Dessa forma, ele terá acesso remoto ao desempenho do time comercial e acompanhará os resultados das vendas sem precisar sair da empresa ou interromper o trabalho dos vendedores com ligações inoportunas.

Outro fator importante na gestão de terceiros é que uma ferramenta mobile fornece relatórios diários. Logo, o gestor saberá como andam as metas periódicas de cada membro do time comercial.

3. Aumente a produtividade com um software de gestão

Dizer que um vendedor com a motivação elevada tem os seus resultados potencializados seria uma afirmação um tanto óbvia.

No entanto, cabe ressaltar que muitos vendedores produzem abaixo de sua capacidade por não terem à disposição alguns dados relevantes sobre o cliente. E isso, sem dúvidas, gera frustrações que reflete em todo o trabalho do vendedor.

Para solucionar este problema, um software mobile permite acesso a informações claras que aumentam a produtividade do vendedor. E, como sabemos, vendedores são motivados por resultados. Logo, a sua qualidade de vida e motivação para trabalhar na empresa são beneficiadas por uma ferramenta de gestão.

4. Automatize recursos

Um software mobile possibilita diversas funções, entre elas, podemos destacar:

  • fotografias dos produtos visíveis a todos na empresa;
  • acesso a ecards;
  • catálogos online que permitem uma melhor comunicação com o cliente;
  • informações detalhadas sobre os compradores;
  • histórico de compras — você pode ver há quanto tempo o cliente não compra um determinado produto, por exemplo;
  • mapeamento no pré-venda por meio de informações no celular;
  • interação com as soluções de ERP e CRM da empresa;
  • acesso rápido à política comercial da organização;
  • tabela de preços e descontos;
  • informações automatizadas em relação a tributos;
  • histórico de propostas enviadas aos potenciais compradores.

A automatização desses recursos beneficia:

  • o vendedor — que ganha em agilidade, praticidade e resultados;
  • a satisfação do cliente — que é estimulado a fazer mais compras;
  • e o gestor — que tem informações online sobre as metas e resultados da equipe.

5. Tenha acesso mais eficiente a informações

Em um mercado extremamente competitivo e em constante mutação, é preciso adaptar as estratégias da empresa às novas tendências para não perder oportunidades e conseguir atender às demandas.

Desse modo, por meio de dashboard e indicadores de desempenho mais claros, todos voltados para gestão das equipes de campo, o acompanhamento dos dados torna-se mais eficaz.

Assim, com todas essas informações em tempo real, o gestor tem maior embasamento para a tomada de decisões, elaboração de campanhas e criação de displays — quando alguma região precisar de reforço de marketing.

6. Reduza os custos operacionais

Após a implementação dos ERPs e CRMs, o investimento em um software mobile — que é uma tendência global, diga-se de passagem — permite que a empresa ganhe em sustentabilidade, principalmente em cenários de instabilidade econômica e política: cada minuto conta!

Isso porque a empresa se torna mais competitiva no mercado e ganha na qualidade do relacionamento com os clientes. Além disso, a diminuição nos erros e no retrabalho favorecem a redução dos custos operacionais.

Assim, quando retomar a economia, a empresa estará preparada para sair à frente dos concorrentes.

7. Otimize a administração e execução de ordens de serviços

Equipes externas de serviços, normalmente, recebem as ordens de serviços e vão a campo pela manhã para realizar instalações e operações — como é o caso da área de telecomunicações e utilities, por exemplo.

Sem uma solução de gestão mobile, muitas vezes, a orientação dos locais para visita e trabalho a ser executado não ocorre de maneira clara. Isso resulta em distrações e queda na produtividade.

Por outro lado, o gestor que conta com um software de gestão tem total controle da rotina destes profissionais de campo, que começam o dia com uma plano de trabalho otimizado para ganhar produtividade.

Assim, até o seu cliente se beneficia por saber em qual horário será atendido. E, com isso, a equipe externa tem a quantidade de retrabalho reduzida ao evitar que muitas visitas sejam refeitas — e tudo isso colabora para a economia na área de serviços e a satisfação do atendimento do cliente.

Imagine que um vendedor pode economizar um minuto por visita em cada uma das cinco visitas que faz por dia. Em 20 dias, ele economizará 100 minutos e, assim, uma equipe com 200 vendedores economizariam 20.000 minutos.

8. Evite erros no processo de vendas

De fato, as tarefas manuais estão sujeitas a erros e ao retrabalho. Para contornar esse problema, a implantação de um software mobile permite automatização dos processos que resulta em maior confiabilidade das informações. Assim, todas as operações ganham um gerenciamento correto e dinâmico.

Outro ponto importante é que as ferramentas dessa prática permitem uma maior fluidez nos processos e o acompanhamento do que realmente ocorre por meio de indicadores tanto qualitativos quanto quantitativos. Logo, as métricas são acompanhadas com maior precisão, e isso possibilita ao gestor compreender os resultados de maneira clara e bem feita.

Por último, vale ressaltar que uma ferramenta de gestão integra diversos setores e possibilita que os departamentos da empresa acompanhem os dados em tempo real. Assim, todos ganham em produtividade e têm uma visão global do negócio.

Como vimos ao longo do texto, um software de gestão é uma solução indispensável para um melhor controle das equipes de campo, satisfação de clientes, vendedores e gestores, além de favorecer o aumento da produtividade e das vendas.

Agora que você já conhece os benefícios de uma solução mobile, que tal adotar um software de gestão na sua empresa? Parece interessante? Então entre em contato com a MC1 para conhecer algumas tecnologias eficientes para as suas equipes de campo!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Thanks!

Autorizo o envio de comunicados pela MC1 para o e-mail cadastrado.