Soluções móveis para rastreamento de cargas e frotas

A rastreabilidade de frotas e produtos, principalmente para grandes empresas, é um elemento básico em planos de segurança e de gestão da qualidade na organização. Um bom sistema de rastreabilidade garante o controle completo de informações e dados que envolvem uma operação e garantem segurança, tanto para a empresa quanto para seus clientes.

Desde que projetada corretamente, a rastreabilidade se torna uma base eficaz e eficiente de documentação, responsabilidades, recursos, processos, produtos e serviços. No atual contexto de mercado, a rapidez nas entregas ou coletas, bem como a informação tornou-se de fundamental para as empresas. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade, reduzir os prejuízos com furtos e roubos de mercadoria, minimizar custos, promover a confiança do cliente e proteção da marca, além de otimizar a eficiência da produção, o controle de qualidade e o controle de estoque.

A demanda por esse tipo de serviço cresce cada vez mais em todo o mundo, e principalmente no Brasil, devido à necessidade imposta pela grande dimensão terrestre do país. Empresas de diferentes segmentos, principalmente, do setor de alimentos, químico e de medicamentos, podem se beneficiar com esses recursos já que atrasos para entrega, má condições de armazenamento, extravio ou manipulação desses produtos podem causar grandes problemas e perdas ao negócio.

Muitas empresas realizam o serviço de rastreabilidade via satélite ou por telemetria. No primeiro caso, os sinais de satélite permitem o envio de mensagens entre a empresa e o veículo, e vice-versa. A localização do produto é obtida através de mapas digitais, envio de comandos e recebimento de alertas. Já a telemetria é a tecnologia focada no rastreamento através de dados, enviados por rádio ou satélite. É um sistema de com diversas aplicações, muito usada em indústrias de monitoramento de energia, meteorologia outros setores que necessitam de medição constante.

Porém, ambos os sistemas são extremamente caros, chegando a custar milhões de reais para serem adotados. Com isso, muitas empresas não conseguem ter acesso ao serviço. A boa notícia é que hoje empresas focadas em tecnologia e mobilidade já conseguem propor modelos de logística que inovam o mercado e realizam o mesmo serviço de rastreabilidade por preços bem menores.

Essa solução consiste, basicamente, em sistemas de monitoramento e rastreabilidade feitos através de qualquer dispositivo móvel, seja um smartphone, tablet, entre outros. Quando conectados à internet, as empresas conseguem ter acesso, em qualquer local do Brasil, a todas as informações de localização dos produtos. Os custos bem reduzidos e a praticidade do sistema são diferenciais que chamam a atenção de empresas que já utilizam, ou sentem a necessidade de utilizar esse serviço.

Para finalizar, não poderia deixar de citar também, um serviço de rastreabilidade de produtos que está sendo, cada vez mais, usado internamente em grandes empresas que precisam ter controle de um grande volume de produtos. É um tipo de rastreabilidade indoor, feito também através de dispositivos móveis, para monitoramento do sistema interno de produtos. Muitas empresas, inclusive, tiveram seus problemas de logística totalmente solucionados com essa implementação. Na maioria dos casos, cada produto, caixa ou pallet é codificado e devidamente monitorado. Dessa forma, o gerenciamento interno consegue ser mais preciso e eficiente, aumentando a produtividade e gerando melhores resultados.

Luciano Sandoval, diretor Comercial e Marketing da MC1 – multinacional brasileira com foco em processos e inteligência de negócios utilizando a mobilidade como plataforma tecnológica

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste