mobilidade e estratégia de vendas

Como a mobilidade pode agregar valor ao seu negócio?

Tempo. Esse é o ativo mais caro da contemporaneidade, não é mesmo? Com a rotina acelerada, cada minuto do nosso dia vale ouro, inclusive quando o assunto é visitar clientes para atrair novos negócios.

Uma boa maneira de coletar informações relevantes e ainda ter tempo de executar um trabalho em campo com eficiência é usando ferramentas e soluções que melhorem a estratégia de vendas na sua empresa.

Dentre a diversidade que existe no mercado, destaco as que focam a mobilidade. Afinal, quando temos todas as informações importantes dos clientes na palma das nossas mãos, as chances de fechar uma venda são bem maiores.

Neste post, mostrarei como a mobilidade pode ser uma forte aliada do seu negócio. Confira!

Como unir mobilidade à estratégia de vendas?

A primeira coisa é mudar o mindset. É necessário que tanto os gestores quanto os vendedores adotem uma visão 360º do cliente. Isso significa saber avaliar o mix de produtos ideal, consultar o histórico de vendas e de negociações, além de entender as particularidades para dar sugestões e créditos condizentes com a necessidade do consumidor.

Nesse contexto, criar uma estratégia de vendas unificada com o conceito de mobile first é essencial para alcançar bons resultados. Mas o que significa esse termo?

De acordo com a Gartner, uma das maiores empresas de consultoria em tecnologia do mundo, mobile first significa priorizar o desenvolvimento de aplicações para dispositivos que permitam a mobilidade do usuário.

Parece algo simples, mas, na verdade, envolve muito mais do que adaptar soluções que já são usadas em desktops para o mobile. É uma mudança de cultura, ou seja, o gestor precisa imaginar o seu negócio todo conectado e engajado em tempo real. Também deve investir em outras áreas da tecnologia, como cloud computing, big data e até gamificação.

Darei um exemplo de como a solução de mobilidade melhora a rotina de vendas de uma empresa!

Imagine que o promotor da sua organização identifique a ruptura de um produto ou preço do concorrente em um ponto de venda. O procedimento comum é entrar em contato com a equipe de backoffice, aguardar a consolidação da informação e só então tomar uma atitude. Todo esse processo leva tempo e pode fazer a empresa perder a venda.

Agora, se o promotor usa uma solução de mobilidade, ele consegue passar as informações diretamente para o vendedor, que poderá realizar a ação sem a intermediação da equipe de backoffice. Essa interação agiliza a troca de informações e pode resultar em uma nova venda.

Viu como as informações disponíveis no mobile podem transformar o promotor em um vendedor do seu produto ou serviço em poucos segundos?

Quais benefícios a solução pode trazer para o seu negócio?

Sabemos que, com a mobilidade, cria-se a ideia de múltiplos canais de vendas que atuam de maneira integrada para ajudar o vendedor a encontrar oportunidades no mercado. Mas existem outras vantagens em aderir a solução. Veja:

  • agilidade na troca de informações;
  • facilidade da tomada de decisões;
  • centralização das informações;
  • automatização dos processos;
  • captura de dados instantâneos;
  • acompanhamento dos processos de vendas em tempo real;
  • segurança no armazenamento das informações.

Todos esses benefícios, no entanto, convergem no objetivo final de uma solução de mobilidade, que é fazer a informação chegar para o profissional certo, no momento correto.

Vale lembrar também que, para alcançar mais eficiência com as soluções de mobilidade, as empresas precisam fazer a integração com o ERP (Enterprise Resource Planning), que é um sistema de gestão.

Essa ferramenta é como o coração da organização, pois armazena todos os dados importantes dos clientes. Por isso, a solução de mobilidade consegue entregar ao vendedor na área externa todas as particularidades do consumidor, permitindo que ele adapte o seu discurso e ofertas para fechar negócio.

O que fazer para implementar uma solução mobile?

Nenhuma empresa quer perder a chance de ser mais competitiva no mercado, não é mesmo? Como mencionei no início deste texto, tempo é artigo de luxo. Portanto, qualquer solução que traga resultados positivos deve ser incluída no seu negócio.

Assim, a partir do momento que a empresa tem um sistema ERP, ela já pode implementar uma solução de mobilidade para automatizar a equipe comercial e aumentar a sua produtividade.

É interessante que a solução de mobilidade tenha algumas características para atender as demandas da empresa. Abaixo, listo as principais:

  • oferecer técnicas de BPM (Business Project Management);
  • apresentar alta capacidade de processamento, para desonerar a infraestrutura dos clientes;
  • estimular a colaboração e transparência de informações entre as equipes;
  • disponibilizar processamento offline para agilizar os processos de automação e não ficar dependente das conexões móveis;
  • otimizar o trajeto das rotas dos vendedores por meio de integração com aplicativos de navegação;
  • ser compatível com sistemas iOS, Android, web e desktop;
  • ter interface amigável e configurável para facilitar a usabilidade do cliente e sua equipe;
  • permitir a execução de estratégias de vendas e marketing da equipe em campo;
  • ter ferramentas de feedback inteligente para gerar melhorias contínuas.

Após checar essas funcionalidades, o cliente terá certeza de que escolheu a opção de mobilidade corporativa ideal para o seu negócio.

Outra dica importante é treinar a equipe para usar a solução. Como mencionei, é preciso uma mudança de cultura. Então, lembre-se: as aplicações de mobilidade não são para vigiar ou controlar o vendedor, mas sim para abastecê-lo com informações relevantes, que facilitem o seu trabalho.

O mercado está evoluindo e, cada dia mais, surgem novas tecnologias que permitem às organizações inovar. A mobilidade é uma das opções mais relevantes e em expansão atualmente, sendo facilmente inserida em empresas de qualquer segmento.

Como gestor ou vendedor, você precisa lembrar que mobilidade não é uma tendência, e sim uma realidade na comercialização de diversos produtos e serviços. Por isso, não adotá-la significa ficar parado no tempo. E ninguém gosta de perder espaço para o concorrente, não é mesmo?

Então, aqui vai uma dica valiosa: comece agora mesmo a usar soluções de mobilidade nas suas estratégias de vendas.

A MC1, por exemplo, é uma boa opção para implementar na sua empresa. Além de melhorar a performance na execução das atividades de suas equipes em campo, leva inteligência aos processos e garante maior eficiência ao seu negócio.

Um grande abraço,

Pricila Ribas, gerente de Novos Negócios da MC1.

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