Conheça os pilares para desenvolver processos adequados e inteligentes em seu negócio

Para se tornar uma marca competitiva e conquistar uma participação significativa no mercado é preciso contar com as melhores práticas de gestão.

Nesse sentido, é mandatório que a empresa desenvolva processos inteligentes de negócios, eliminando todos os tipos de desperdícios. Afinal, a produtividade e a eficiência operacional dependem de rotinas integradas, que garantam mais agilidade e flexibilidade no atendimento das demandas.

Também é importante implementar mecanismos que facilitem o compartilhamento e a análise de dados ― que devem ser utilizados para sustentar a tomada de decisões, a criação de um plano de metas e a definição e o monitoramento de KPIs (Key Performance Indicators).

Assim, empresários e gestores precisam compreender a necessidade de investir em otimização, automação e tecnologia. Com essas iniciativas, é possível criar condições favoráveis para o crescimento das operações e para a evolução dos principais indicadores corporativos ― como volume de vendas, faturamento e lucratividade.

A relação entre processos inteligentes de negócios e a produtividade

Processos lentos, complexos e burocráticos costumam gerar muitas perdas financeiras e atrapalham o desempenho das equipes. Por isso, é preciso avaliar cuidadosamente todas as rotinas internas ― incluindo os fluxos de aprovação, os níveis de autonomia e o acesso à informação.

Quando os processos são simplificados, a empresa consegue diminuir os prazos de entrega, antecipar ações pontuais, melhorar o relacionamento com os clientes e, claro, aproveitar rapidamente as oportunidades encontradas.

Com isso, os índices de produtividade aumentam de forma gradual e constante, de acordo com o rendimento dos times de trabalho. Consequentemente, as taxas de satisfação e de engajamento também são afetadas, refletindo um clima organizacional mais saudável e colaborativo.

Vale ressaltar que os processos inteligentes de negócios contribuem diretamente para a expansão das operações e para a redução de custos, uma vez que garantem mais estabilidade e confiabilidade para todas as etapas da cadeia ― desde a produção até a venda ao consumidor final.

Os pilares fundamentais para o crescimento das empresas

O crescimento das empresas está atrelado a quatro pilares fundamentais. São eles:

1. Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é indispensável para qualquer empresa, independentemente do porte ou do segmento. Em linhas gerais, esse planejamento precisa contemplar ações que visam o aperfeiçoamento das ofertas e da capacidade de atendimento, a prospecção de novos clientes e a exploração de outros nichos.

De fato, os macro objetivos precisam ser definidos e, então, desdobrados, dando origem a um plano de metas corporativo. No entanto, é válido frisar que essas metas podem ser arrojadas, mas realistas ― sempre levando em consideração o cargo, a senioridade e os limites de atuação do profissional.

2. Quantificação de processos

Essa quantificação começa com o mapeamento dos processos atuais, descrevendo detalhadamente todas as entradas e saídas de cada subprocesso. Com base nessas avaliações é possível identificar, entender e enumerar todas as atividades executadas pelas equipes.

O mapeamento permite, ainda, uma visão mais ampla e completa da operação, incluindo as interpendências entre diversos setores ― tais como produção, logística, marketing, vendas e pós-vendas.

3. Documentação

A documentação é composta por dados coletados durante o mapeamento e que também deve ser utilizada para embasar a tomada de decisões. Com esse levantamento é mais fácil localizar gargalos operacionais ou administrativos, além de ameaças e riscos imediatos.

Dessa forma, a empresa pode estabelecer indicadores mais adequados, programar novas ações, alocar corretamente seu capital humano e, principalmente, reestruturar os processos internos.

4. Adoção de ferramentas inteligentes

Processos inteligentes de negócios precisam de ferramentas inteligentes. Nesse caso, as soluções voltadas à mobilidade são essenciais para as empresas que pretendem aprimorar e acelerar suas rotinas formais.

Esses recursos são ainda mais importantes para as equipes de campo ― que precisam estar permanentemente atualizadas. Somente dessa maneira é possível superar a concorrência, encantar o consumidor e alavancar as vendas.

As ferramentas de mobilidade

Entre as ferramentas de mobilidade mais utilizadas estão os aplicativos e softwares que podem ser acessados por dispositivos móveis e que permitem uma integração com todos os bancos de dados da empresa ― incluindo ERP, CRM e demais sistemas de controle.

Um dos principais benefícios desse tipo de solução é a garantia de otimização dos processos, já que uma série de entraves são eliminados. Mas é preciso mencionar, também, a transparência e a velocidade para a tomada de decisão.

Essas ferramentas conseguem centralizar muitas informações relevantes ― tais como a capacidade de produção e de distribuição, as ações promocionais dos concorrentes e as solicitações da área comercial. Com essa colaboração entre os setores é possível evitar erros e prejuízos.

Assim, a equipe de campo pode se antecipar a determinadas situações, negociando preços diferenciados e condições especiais para conquistar a preferência dos consumidores.

Com os dados coletados é possível criar um dashboard específico para as equipes externas ― com referências, avisos e indicadores que devem ser acompanhados, por exemplo.

Essas ferramentas também auxiliam na organização das atividades diárias, considerando tempo de execução, deslocamento e localização dos clientes. Assim, o sequenciamento dessas tarefas pode ser definido com mais exatidão, de modo a garantir o cumprimento da agenda de visitas.

A análise dos dados e a combinação de variáveis dá mais autonomia para os profissionais ― que passam a atuar com mais segurança e liberdade. Nesse contexto, é preciso ressaltar a importância de um bom programa de treinamento, para que todos sejam capazes de avaliar as informações disponíveis e identificar oportunidades para a empresa.

Outra vantagem a ser citada é a replicação de práticas comprovadamente efetivas, em algumas circunstâncias. Ou seja, com a manutenção de históricos os times podem repetir ações bem-sucedidas, evitando improvisos.

Essas soluções de gestão mobile também permitem a geração de relatórios gerenciais ― necessários para mensurar o ROI (retorno sobre o investimento) de cada projeto implementado e para a criação de novos padrões de comportamento para situações similares.

Assim, o aprendizado é permanente e a inteligência embarcada nessas ferramentas se modifica automaticamente, de acordo com os dados consolidados. Em resumo, esses softwares e aplicativos se tornam grandes aliados das equipes de vendas externas, pois garantem uma comunicação imediata com os gestores e o acesso remoto a informações úteis.

Desse modo, é fácil perceber a importância da tecnologia para o crescimento das empresas. Soluções na nuvem, internet das coisas e ferramentas de mobilidade devem fazer parte do dia a dia de todos os times ― garantindo processos inteligentes de negócios, além de mais agilidade, conformidade e segurança.

Gostou deste post? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e contribua para a divulgação das novas tecnologias!

Um grande abraço,
Leonardo Rocha
Gerente de negócios da MC1

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

teste