Como a tecnologia auxilia na melhora dos serviços de campo?

A revolução tecnológica pela qual o mundo vem passando modificou totalmente a dinâmica interna das empresas. Cada vez mais, o desenvolvimento de novas ferramentas e soluções tem influenciado a forma como as decisões corporativas são tomadas. No âmbito dos serviços de campo, as mudanças são ainda mais significativas.

Entretanto, é comum que surjam dúvidas sobre de que forma essa relação entre tecnologia e atividades externas vem evoluindo e modificando positivamente alguns processos. Pensando nisso, mostraremos aqui como isso ocorreu ao longo do tempo, qual o papel atual da tecnologia nos serviços de campo, bem como algumas aplicações práticas. Confira!

Tecnologias e operações externas ao longo do tempo

Apontar uma origem do uso de tecnologias em operações externas é um tanto inconclusivo, já que as próprias ferramentas utilizadas por um profissional podem ser consideradas como tecnologia. Entretanto, com o início da revolução digital, é possível enxergar um divisor de águas maior entre os modos de executar essas atividades.

A princípio, a tecnologia foi implementada como uma ferramenta de armazenamento de informações. Apesar de utilizar-se dos meios digitais, ela tinha um funcionamento menos dinâmico. Seu uso poderia, a grosso modo, ser resumido a oferecer informações sobre o local do serviço, a descrição do que deveria ser feito, horários e contatos, etc.

Isso mudou drasticamente com o avanço da capacidade de comunicação em tempo real e processamento de dados. Os dispositivos passaram a trabalhar de forma otimizada, oferecendo não só as informações básicas necessárias para realização de um serviço, como dando suporte ao profissional em todas as etapas de suas atividades.

Ao invés de mostrar apenas um endereço, as ferramentas atuais dão acesso a mapas interativos que mostram o trânsito atual, as melhores rotas para chegar ao local, quais os pontos de referência e melhores horários para realizar o trajeto. Em relação ao serviço, esse papel vai ainda mais longe.

É possível puxar um histórico referente ao cliente, saber quais foram suas necessidades anteriores e de que forma um determinado serviço foi realizado. Ao invés de simplesmente dizer o quê, quando e onde, a tecnologia ajuda o profissional a compreender o cliente e suas necessidades.

O meio digital não é mais apenas um substituto do papel e caneta, ele oferece soluções inteligentes para as operações externas.

O papel das tecnologias nos serviços de campo

Atualmente, o papel das tecnologias nos serviços de campo têm sido cada vez maior, influenciando até mesmo o planejamento estratégico das empresas. Isso porque, como dissemos anteriormente, ele não se resume ao armazenamento de informações básicas.

Todos os processos envolvidos nas operações externas estão perpassados pela tecnologia em forma de ferramentas e soluções. A própria gestão da equipe de campo, que é feita de dentro da empresa, entra em contato com os processos por meio de softwares ou plataformas que monitoram e guiam o trabalho dos funcionários.

Não se pode mais simplesmente ignorar a importância da tecnologia na dinâmica de realizar ações externas. Seja para vendas, trade ou serviços, ela se apresenta como a inteligência por trás da execução dos processos de forma planejada.

Essa inteligência pode ser até mesmo observada como um prisma de diferentes funções que se complementam. Tabelas e simulações, por exemplo, formam um tipo de ferramenta oferecida pela tecnologia para guiar as decisões dos profissionais em tempo real. É um tipo de inteligência preditiva que oferece prospectos que facilitam a relação entre vendedores e clientes. Outro exemplo seria a utilização de fluxogramas para determinar a melhor ordem de execução de certos processos.

Em paralelo, podemos citar a inteligência artificial, que oferece soluções extremamente eficazes para a operações mais técnicas no campo. Smartphones e tablets podem ser usados para coleta de informações e a ferramenta implementada ajuda a definir de que forma o técnico deve atuar para solucionar os problemas.

Uma maneira interessante de pensar o papel dessas soluções é considerar que elas devem agregar valor ao produto ou serviço oferecido e, é claro, para sua empresa.

Para entender de que forma isso ocorre na prática, abordaremos a seguir alguns tipos de soluções das mais eficientes que são aplicadas em serviços de campo.

Tipos de soluções aplicadas

Existem ferramentas para os mais diversos tipos de processos realizados em campo. Entretanto, é interessante otimizar sua utilização procurando por tecnologias que unifiquem as soluções em um único lugar. E um ótimo exemplo é a ferramenta Win the Market, da MC1.

O objetivo dessa eficiente plataforma é levar para o campo a inteligência proporcionada pela tecnologia, enquanto permite flexibilidade na gestão dos processos. Mobilidade é algo essencial para uma equipe de campo que busca ter mais produtividade, e isso é implementado de forma conjunta a um gerenciamento que preveja todas as condições e variáveis existentes em campo.

Mobilidade

A comunicação e gestão de informações chega ao profissional externo por meio de seu smartphone ou tablet. Ele passa a contar com uma conexão direta aos principais ERPs e CRMs do mercado, possibilitando que os dados sejam atualizados em tempo real.

Esse tipo de plataforma permite unir essa mobilidade aos processos inteligentes por meio de computação em nuvem e capacidade de processamento online e offline. Tomando como base as características citadas anteriormente, podemos identificar a questão de transporte como um primeiro grande diferencial oferecido.

O funcionário acessa seu cronograma de atividades e a plataforma oferece um planejamento de visitas otimizado, com o tempo estimado para cada serviço e a melhor ordem para economizar com deslocamento no campo. Isso sem falar que a interface amigável desses aplicativos facilita o uso – e a vida dos profissionais usuários.

Suporte a vendas

Processos de vendas têm seu índice de sucesso aumentado significativamente com o auxílio de uma plataforma como a Win the Market. Isso porque elas podem oferecer um dashboard com análises dos dados que vão facilitar a avaliação de qual é a melhor estratégia de ação em cada caso.

O histórico de uma empresa ajuda o profissional na hora de uma abordagem, fazendo-o saber exatamente quais produtos ou serviços são mais valorizados por cada cliente, qual a melhor abordagem, etc.

Gestão inteligente

Por fim, é impossível deixar de ressaltar a poderosa gestão de processos que essas soluções oferecem. Com um sistema de feedback embarcado, o gestor pode acompanhar o desempenho individual e coletivo dos funcionários, avaliar estratégias de melhoria dos serviços e atuar em busca de mais produtividade.

O monitoramento, se feito em tempo real, aumenta significativamente a capacidade de ação de um gestor de vendas. Suas ações passam a ser mais assertivas e pontuais, dando mais controle à empresa sobre os resultados obtidos.

Implementar a tecnologia para otimizar os serviços de campo já é quase uma obrigação para quem busca crescimento constante no mercado. Faça uma avaliação em sua empresa e veja de que forma você pode utilizar essas ferramentas a seu favor!

Quer saber mais sobre o assunto? Então veja a importância de automatizar a gestão das equipes de campo!

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