aumentar a produtividade em campo

4 maneiras de aumentar a produtividade em campo

O desempenho da equipe de campo causa impactos significativos nos resultados de um negócio. Por isso, desenvolver e aplicar estratégias para otimizá-lo é parte fundamental da rotina de qualquer gestor comercial. Ainda assim, na prática, essa tarefa pode ser desafiadora.

Afinal, como garantir o bom uso do tempo? De que forma o roteiro pode ser melhorado? Como abordar os clientes com eficiência? Para ajudá-lo, mostramos aqui algumas dicas para aumentar a produtividade em campo. Confira!

1. Mantenha as informações do cliente organizadas e acessíveis

Um dos fatores mais relevantes para o bom desempenho da equipe é a eficiência da abordagem ao cliente. E, por mais que a empresa tenha profissionais experientes, é essencial fornecer informações relevantes para garantir a conversão. Por isso, o backoffice deve organizar os dados e mantê-los acessíveis para os vendedores.

O histórico de compras, as possíveis necessidades futuras e até mesmo as sugestões de pedidos são informações extremamente valiosas para o vendedor. Quanto mais ele tem a oferecer em pouco tempo, maior a chance de fechar uma venda a cada visita.

Vale destacar que vivemos na era da transformação digital. Por isso, utilizar soluções tecnológicas para entregar esses dados às equipes de campo em tempo real é um diferencial competitivo cada vez mais importante.

2. Elabore planejamentos de rotas em aplicativos

A equipe de vendas passa boa parte do tempo no trânsito, no deslocamento entre os clientes. A otimização desse tempo é essencial, pois reflete diretamente na quantidade de visitas. Por isso, adote aplicativos de gestão de vendas que facilitem o planejamento das rotas — e lembre-se de ir além do aspecto geográfico.

Com informações coletadas em tempo real, é possível identificar as demandas dos clientes e avaliar quais têm mais chances de se converter em vendas. Assim, o vendedor pode aproveitar melhor o tempo indo diretamente a quem precisa dos produtos naquele momento.

Vale a pena procurar uma solução que se integre com os aplicativos de rotas, como o Waze. Assim, o trajeto é otimizado em tempo real para evitar tráfego intenso.

3. Faça planejamentos diários e semanais

Vendedores que não pensam a médio prazo tendem a render menos.

Por mais que seja fundamental estabelecer rotas inteligentes a cada dia, o planejamento semanal (ou quinzenal) é importante, pois inclui no roteiro os clientes que devem ter prioridade.

Se um vendedor faz, por exemplo, 10 visitas por dia e tem oito clientes espalhados por várias regiões, é interessante encaixá-los em dias diferentes, torná-los referência e completar os planejamentos diários com as demais visitas.

Assim, ele garante os encontros prioritários e completa a rotina com outros clientes de cada região. Vale ressaltar, ainda, a importância do compartilhamento de oportunidades entre os integrantes da equipe, para que dois clientes com demandas emergenciais sejam atendidos imediatamente por dois vendedores.

4. Monitore as vendas

O monitoramento das vendas ganhou muito com os avanços tecnológicos. Hoje, é possível fazer muito mais do que simplesmente acompanhar os pedidos fechados e agilizar o trabalho no backoffice — monitorar ganhou o significado de levantar informações confiáveis para a equipe de campo.

Quando se estabelecem indicadores, é possível verificar o que dá certo (e errado) nas ações de vendas, para então promover treinamentos de ajustes específicos. Paralelamente, é possível monitorar o estoque dos clientes, verificar o que vai faltar nos próximos dias e encaminhar uma sugestão de pedido.

Essas são ações que podem beneficiar (e muito) a produtividade em campo e com a suíte de soluções WTM For Sales, você garante a otimização dos seus processos de venda através de um planejamento e execução inteligentes alinhado ao controle contínuo dos diferentes canais de vendas.

Nossa soluções levam inteligência às equipes de campo, disponibilizando informações e orientações em tempo real, promovendo maior produtividade, garantindo performance e sucesso na execução de suas atividades em campo. Faça já uma análise da equipe de vendas e implemente essas práticas — os resultados virão rapidamente!

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